Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13208
Tipo: Dissertação
Título: O trabalho como fundamento para a formação no ensino médio: uma análise onto-histórica
Título em inglês: El trabajo como la base para la formación en la educación media: un análisis ontohistórica
Autor(es): Carvalho, Maria Elisian de
Orientador: Gomes, Valdemarin Coelho
Palavras-chave: Educación Secundaria;Trabajo;Educação e Trabalho;Emancipação social;Ensino Médio – Brasil;Política Educacional – Brasil
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: CARVALHO, Maria Elisian de. O trabalho como fundamento para a formação no ensino médio: uma análise onto-histórica. 2015. 105f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.
Resumo: A educação para o trabalho como fundamento para a formação no Ensino Médio da educação básica é analisada a partir da categoria trabalho como complexo fundante do ser social. Trata-se de uma análise onto-histórica que aborda a compreensão do ser por meio da teleologia e seguindo o princípio do materialismo histórico, a análise do objeto é situada no seu contexto histórico para compreender o caminho trilhado pela educação geral para o trabalho no Ensino Médio, desde suas origens até o momento atual. É uma pesquisa teórico-bibliográfica e documental, na qual são considerados os fundamentos marxistas da teoria lukacsiana e os comentários de autores que estudam o complexo da educação na perspectiva ontológica marxiana-lukacsiana. O texto analisa as políticas que fundamentam a legislação educacional brasileira e faz referência aos seguintes documentos: Diretrizes elaboradas na Declaração sobre Educação para Todos, as Diretrizes do Banco Mundial, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.9394/96, Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais, sobre as quais foram alicerçadas as diretrizes curriculares para o Ensino Médio. Considerando que o objeto deste estudo é a educação para o trabalho no nível médio da educação básica, a categoria trabalho faz-se presente no desenvolvimento da totalidade do texto, como elemento mediador da formação para a emancipação humana.
Resumen: Educación para el trabajo en el nível médio de la escuela secundaria de educación básica se analiza desde el categoría trabajo como fundamento seres sociales complejos Este es un análisis histórico em que se ocupa de la comprensión del ser por teleologia y siguiendo el principio del materialismo histórico el análisis del objeto se encuentra en su contexto histórico para comprender el camino recorrido por la educación general para el trabajo en la escuela secundaria desde sus orígenes hasta la actualidad Es una investigación bibliográfica y documental-teórica en la cual se consideran los fundamentos de la teoria marxista lukacsiano y los comentários de los autores que estudian el complejo de la educación en la perspectiva marxista ontológica-lukacsiana El texto analiza las políticas que subyacen a la legislación educativa brasileña y hace referencia a los siguientes documentos las Directrices elaboradas en la Declaración sobre la Educación para Todos las Directrices del Banco Mundial las Directrices y Bases para la Educación Nacional n 9394/96 las Directrices Curriculares Nacionales General em la que se basa lineamientos curriculares para la Educación Secundaria Considerando que el objeto de este estúdio es la educación para el trabajo en el nível médio de la educación básica la categoria trabajo está presente en el desarollo de todo el texto como elemento de la formación para la mediación de la emancipación humana.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13208
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_mecarvalho.pdf374,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.