Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13150
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O processo de seletividade social e o vestibular |
Autor(es): | Damasceno, Maria Nobre |
Palavras-chave: | Vestibular;Desigualdades educacionais;Escola pública;Seletividade social;Ensino superior |
Data do documento: | 1986 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação e Debate |
Citação: | Damasceno, M. N. (1986) |
Resumo: | Com o advento da sociedade capitalista, consolidada mediante a ascensão da burguesia à condição de classe social dominante, consubstancia-se a escola pública, cujo o ideal é apropriado por essa nova classe redefinindo o projeto da escola pública universal e gratuita, a partir da concepção de mundo da burguesia (o liberalismo burguês). O liberalismo entendido como um sistema de ideias elaborado por pensadores ingleses e franceses no contexto das lutas de classe da burguesia contra a aristocracia, defende princípios como igualdade de direitos e oportunidades; destruição de privilégios hereditários, respeito às capacidades e iniciativas individuais e educação universal e gratuita para todos... |
Descrição: | DAMASCENO, Maria Nobre. O processo de seletividade social e o vestibular. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 9, n. 11, p. 29-40, 1986. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13150 |
ISSN: | 0102-1117 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1986_art_mndamasceno.pdf | 6,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.