Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13090
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Por uma concepção dialética da educação |
Autor(es): | Damasceno, Maria Nobre |
Palavras-chave: | Educação;Educação transformadora;Sistema educacional;Pedagogia construtiva;Mudança social |
Data do documento: | 1985 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação e Debate |
Citação: | Damasceno, M. N. (1985) |
Resumo: | A educação vem se constituindo numa das áreas onde a reflexão da intelectualidade brasileira tem-se revelado mais fértil nos últimos anos. Esta reflexão tem sido expressa quer através de publicações, quer sob a forma de encontros dos educadores. Ela tem revelado um descrédito generalizado quanto as duas tendências anteriores. Uma destas tendências é a visão da educação como "redentora da humanidade", capaz de promover por si mesma a superação das desigualdades sociais inerentes à ordem social classista. A outra é a concepção técnico-burocrática onde "a educação passa a ser concebida oficialmente como um conjunto de normas e técnicas capazes de gerar fatos", ou seja, os graves problemas educacionais são aparentemente solucionados por grupos de tecnoburocratas sem a participação sequer dos educadores. É importante não esquecer que a tecnoburocracia ocorre nos vários setores da administração pública e privada, constituindo-se num dos mecanismos característicos do Estado autoritário... |
Descrição: | DAMASCENO, Maria Nobre. Por uma concepção dialética da educação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 9, n. 9, p. 1-30, 1985. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13090 |
ISSN: | 0102-1117 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1985_art_mndamasceno.pdf | 15,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.