Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13090
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Por uma concepção dialética da educação
Autor(es): Damasceno, Maria Nobre
Palavras-chave: Educação;Educação transformadora;Sistema educacional;Pedagogia construtiva;Mudança social
Data do documento: 1985
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação e Debate
Citação: Damasceno, M. N. (1985)
Resumo: A educação vem se constituindo numa das áreas onde a reflexão da intelectualidade brasileira tem-se revelado mais fértil nos últimos anos. Esta reflexão tem sido expressa quer através de publicações, quer sob a forma de encontros dos educadores. Ela tem revelado um descrédito generalizado quanto as duas tendências anteriores. Uma destas tendências é a visão da educação como "redentora da humanidade", capaz de promover por si mesma a superação das desigualdades sociais inerentes à ordem social classista. A outra é a concepção técnico-burocrática onde "a educação passa a ser concebida oficialmente como um conjunto de normas e técnicas capazes de gerar fatos", ou seja, os graves problemas educacionais são aparentemente solucionados por grupos de tecnoburocratas sem a participação sequer dos educadores. É importante não esquecer que a tecnoburocracia ocorre nos vários setores da administração pública e privada, constituindo-se num dos mecanismos característicos do Estado autoritário...
Descrição: DAMASCENO, Maria Nobre. Por uma concepção dialética da educação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 9, n. 9, p. 1-30, 1985.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13090
ISSN: 0102-1117
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1985_art_mndamasceno.pdf15,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.