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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Gestão por competências: modelos e abrangências
Autor(es): ORSI, Ademar
BOSE, Mônica
Palavras-chave: Competências individuais;Estratégia organizacional;Sistema de gestão
Data do documento: 2003
Instituição/Editor/Publicador: www.revistapsicologia.ufc.br
Citação: ORSI, Ademar; BOSE, Mônica. Gestão por competências: modelos e abrangências. Revista de Psicologia, Fortaleza, v.21, n.1/2, 2003, p.64-79.
Resumo: A Gestão por Competências caracteriza-se corno urna das ferramentas mais modernas em gestão de recursos humanos e tem sido amplamente adotada por grandes empresas no Brasil. Diante desta evidência, esta pesquisa tem por objetivo descrever os modelos de Gestão por Competências utilizados por empresas de grande porte. Para tanto foi realizado um estudo de casos múltiplos, do tipo descritivo-exploratório, com nove grandes empresas sediadas em São Paulo. O presente estudo parte de urna revisão conceitual que visa classificar as diferenças entre diversas abordagens de "competência", bem corno estabelecer a relação entre competências individuais e estratégia organizacional. A seguir, a descrição e análise dos modelos adotados nas empresas pesquisa das é feita de forma a clarificar os pontos de convergência e divergência com esta base conceitual, bem como identificar tendências a partir das semelhanças entre os modelos e suas diferenças significativas. Os principais resultados obtidos apontam para a importância do desenvolvimento do sistema de gestão por competências extremamente alinhado com a estratégia organizacional. Apontam também a necessidade de um cuidadoso desenho do modelo, que contemple os sub-sistemas de gestão de RH, áreas funcionais e cargos que serão abrangidos, e possíveis resistências naturalmente encontradas em sua implantação. A integração do saber psicológico e administrativo acerca da gestão, competência, recursos humanos e estratégia gerencial pode contribuir para a eficácia na concepção e implantação do modelo.
Abstract: Management by competences is one of the most modem tools in the field of human resources management and has been well applied in big Brazilian enterprises. Based upon this evidence the present paper tries to describe different competence management models used in these kind of enterprises. A multiple case study of descriptive-exploratory nature was developed with nine big enterprises in São Paulo. First, a conceptual revision classifies differences between many "competencies" approach and argue about individuals competencies and organizational strategies relationship. Next, the observed models are analyzed in terms of the convergence and divergence with this conceptual base, as well trends are detected based on the models and his expressive differences. The main results of the study points to the importance of the development of the competence management system very dose to the organizational strategy as well as to the necessity of a well designed model, which contemplate all human research sub-systems, the functional areas and the related working places, and also possible natural resistance that occurs during its implementation. The integration of psychological and administrative knowledge concerning management, competence, human resources and organizational strategies can improve the process of conception and implementation of the model.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12760
ISSN: 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

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