Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11865
Título: 1º Ciclo - signo do conflito entre a concepção liberal e a funcional de currículo na UFC
Autor(es): SOUSA, Marcondes Rosa de
Palavras-chave: 1º Ciclo na Universidade Federal do Ceará
Quadro curricular único
Concepção liberal de currículo na UFC
Concepção funcional de currículo na UFC
Reforma curricular dos cursos de graduação
Data do documento: 1982
Editor: Revista Educação e Debate
Citação: SOUSA, M. R. (1982)
Resumo: Toda a história do 1º Ciclo na Universidade Federal do Ceará está marcada por transformações bruscas, em meio a um constante e cálido clima de questionamento. Transformações formais, a maior parte delas; substantivas, algumas poucas. Questionamento, por vezes, em tom exacerbadamente emotivo. Em sua evolução histórica, com efeito, o 1º Ciclo, na Universidade Federal do Ceará, foi-se plasmando uma figura de identidade contraditória, fruto das ideias tanto de quantos o defendiam como postura nova de formação profissional superior, quanto dos que apenas o toleravam como imposição da lei "1º Ciclo" ou "ciclo básico", na UFC, portanto, não é entidade de interpretação unívoca. Em cada ponto de sua diacronia, guarda feições diversas. E, ainda, cada feição a mostrar-se em dupla face: - uma teórica e outra prática, nem sempre em consonância. Preferível, portanto, partirmos da afirmação de que se trata de uma "ideia em permanente construção"...
Descrição: SOUSA, Marcondes Rosa de. 1º Ciclo - signo do conflito entre a concepção liberal e a funcional de currículo na UFC. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 64-74, 1982.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11865
ISSN: 0102-1117
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1982_art_mrsousa.pdf4,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.