Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11775
Tipo: | Dissertação |
Título: | O Museu da Cultura Cearense e sua contribuição para a educação patrimonial: apropriações e falas dos alunos sobre o patrimônio e a cultura cearense |
Título em inglês: | The Museum of Cearense Culture and its contribution to education sheet: appropriation falas student on equity and culture cearense |
Autor(es): | Oliveira, Dayana Silva de |
Orientador: | Andrade, Francisco Ari de |
Palavras-chave: | Museum;Cultural Heritage;Museu da Cultura Cearense;Educação patrimonial;Patrimônio Cultural – Ceará |
Data do documento: | 2015 |
Instituição/Editor/Publicador: | www.teses.ufc.br |
Citação: | OLIVEIRA, Dayana Silva de. O Museu da Cultura Cearense e sua contribuição para a educação patrimonial: apropriações e falas dos alunos sobre o patrimônio e a cultura cearense. 2015. 170f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015. |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado tem por objetivo pesquisar as contribuições da instituição museológica à educação do Ceará, a partir de um estudo de caso do Museu da Cultura Cearense, localizado na cidade de Fortaleza - Ce. Tomando para análise as contribuições do mesmo a partir de narrativas de alunos do ensino médio regular que visitam o museu. Partiremos de analises e reflexões sobre o espaço museológico como um campo de educação não formal que produz e promove o conhecimento, por meio das ações didáticas, metodológicas e educacionais do Museu da Cultura Cearense- MCC e que desenvolve a educação patrimonial e (re) conhecimento e apropriação da cultura e patrimônio cearense. Através de pesquisa bibliográfica, pesquisa em campo, entrevista e questionários, registro de fotografias e diário de campo, criação da oficina “Eu, o museu e o patrimônio cultural: o que eu aprendo com isso?’, observações e análises desenvolvemos o texto desta dissertação para fins de reflexão sobre a educação e sua relação intrínseca com o museu, além da importâncias dos mesmos para a elaboração, diálogo, trocas e construção de saberes. Os resultados obtidos nesta pesquisa nos levam a considerar e a refletir sobre o campo museal como um espaço de educação e cultura de grande importância enquanto forma de adquirir novos conhecimentos acerca do patrimônio cultural, identidade e alteridade contribuindo para o exercício da cidadania e a construção de uma nova prática social. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11775 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_dis_dsoliveira.pdf | 2,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.