Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11153
Tipo: Dissertação
Título: Uso de ferramentas pedagógicas para o ensino de cálculo de uma variável em cursos semipresenciais: o caso do Instituto Federal do Ceará
Título em inglês: The tool for educational use of a calculation of variable in education semipresential courses: the case of the Federal Institute of Ceará
Autor(es): Bezerra, Wellington Lúcio
Orientador: Cunha, Francisco Gêvane Muniz
Palavras-chave: Cálculo;Ensino a distância;Ferramentas de aprendizagem
Data do documento: 2015
Citação: BEZERRA, Wellington Lúcio. Uso de ferramentas pedagógicas para o ensino de cálculo de uma variável em cursos semipresencial: o caso do Instituto Federal do Ceará. 2015. 60 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Resumo: Esta dissertação analisa o uso das ferramentas de tecnologia da informação e comunicação (fórum, chat e videoaula) como possibilidade pedagógica na disciplina de Cálculo I (uma variável) no curso de Licenciatura em Matemática na modalidade semipresencial do Instituto Federal do Ceará - IFCE, com a finalidade de promover uma aprendizagem mais vivência através do uso das ferramentas de aprendizagens e assim combater as principais dificuldades apresentadas pelos estudantes, as quais tem acarretado evasões e reprovações. Dentre os instrumentos e métodos para respaldar este trabalho privilegiou-se uma pesquisa bibliográfica sobre as concepções Históricas da Educação à Distância no Brasil, destacando a sua implantação e desenvolvimento no IFCE. Pretendendo-se compreender os fatores que emperram a aprendizagem dos alunos no ensino do Cálculo I e buscando-se minimizá-las fez-se um apanhado teórico sobre a concepção de alguns autores acerca das dificuldades de natureza epistemológicas do ensino de Cálculo. O presente estudo descreve ainda, a realização de uma experiência com o uso das ferramentas, citadas acima, aplicadas na turma do curso de Cálculo I do IFCE na modalidade semipresencial, análise dos resultados se refere ao pólo de São Gonçalo região metropolitana de Fortaleza. Os resultados apontam que a utilização do fórum, chat e vídeo aula, quando bem planejados, sob a perspectiva de uma Aprendizagem Vivenciada poderá contribuir na superação de muitas dificuldades. Conclui-se, portanto que o uso adequado das ferramentas de aprendizagem tecnológica, poderá repercutir na melhoria da qualidade do ensino, consolidando uma aprendizagem efetivamente que faça sentido para os alunos e ofereça meios para que este possa intervir positivamente na sociedade em que vive.
Abstract: This dissertation analyzes the use of the tools of information and communication technology (forum, chat and videoclass) as pedagogical possibilities in the teaching of the discipline Calculus I (one variable) in the undergraduation course of Mathematics in blended mode of the Federal Institute of Ceará – IFCE, in order to promote a more meaningful learning and to combat the major difficulties faced by students, which have led to abandonment and failure. Among the tools and methods to support this work we focused on a literature search of the historical conceptions of distance education in Brazil, highlighting its development and deployment in IFCE. We aim at understanding the factors that hinder students' learning in the teaching of Calculus I and possibly seeking to minimize them based on a theoretical overview of some authors about the difficulties of epistemological nature of the teaching of calculus. By the same token, a study was conducted emphasizing the principles of Meaningful Learning pointed out by Ausubel and the seven steps of Meaningful Learning described by Santos. The present study also describes the realization of an experiment with the use of the tools cited above, applied to the IFCE Calculus I course in blended mode, set in São Goncalo, located in the metropolitan region of Fortaleza. The results indicate that the use of the forum, chat and videoclass, when well designed from the perspective of Meaningful Learning, can help in overcoming many difficulties. It follows therefore that with the appropriate use of technological learning tools, you can have an effect on improving the quality of education, building an effective learning that is meaningful to the students and provide resources to enable them to intervene positively in the society they live.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11153
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_wlbezerra.pdf761,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.