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Title in Portuguese: Inferência de componentes principais no desempenho discente em um curso de licenciatura em física semipresencial da Universidade Federal do Ceará (UFC) utilizando elementos da análise multivariada
Title: Inference main components of performance student in a degree course in physics the Federal University of Ceará (UFC) elements of using multivariate analysis
Author: Castro, Francisco Carlos
Advisor(s): Santana, José Rogério
Keywords: Física
Desempenho discente
Ferramentas
Correlação (Estatística)
Issue Date: 2015
Citation: CASTRO, Francisco Carlos. Inferência de componentes principais no desempenho discente em um curso de licenciatura em física semipresencial da Universidade Federal do Ceará (UFC) utilizando elementos da análise multivariada. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Abstract in Portuguese: Este trabalho trata sobre Inferência de Componentes Principais no desempenho discente dos alunos do primeiro ano de um curso de Física na modalidade semipresencial da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). No âmbito do contexto da avaliação da aprendizagem são vários os fatores que contribuem para a formação do discente. Dentre esses fatores, pode-se destacar a influência do docente, do ambiente escolar, do assunto, da modalidade de avaliação, dentre outros. Em geral, existem dificuldades para obtenção de medidas fiáveis quanto à influência de cada fator na aprendizagem do aluno; decorrentes, em parte, do fato de que os fatores são avaliados de forma independente, através de testes específicos. Essas dificuldades tornam-se mais evidentes para um Ambiente Virtual de Ensino, que envolve avaliações em atividades diversas, individuais e coletivas, como chats, fóruns e portfólios. Assim, o objetivo deste trabalho é aplicar a técnica da estatística multivariada (Análise de Componentes Principais) em notas obtidas pelos alunos em um Ambiente Virtual de Ensino SOLAR a fim de verificar os padrões das relações entre as disciplinas cursadas no primeiro ano do curso. Pretende-se com isso, demonstrar que as notas dos alunos, em disciplinas que possuem uma conexão intrínseca de conteúdos, têm uma correlação muito forte entre si; pois os assuntos de algumas ciências dependem de conhecimentos prévios. A partir daí, espera-se que haja, por parte do aluno, a sua autonomia quanto ao ensino e a aprendizagem, acarretando assim um melhor desempenho final. Tudo isso mensurado pelo método da Análise de Componentes Principais (ACP), considerando um conjunto de notas obtidas por alunos no curso de graduação semipresencial em Física, em seis disciplinas. Além de um referencial teórico no tocante a Avaliação Educacional em conformidade com as ideias de Scriven, dentre outros teóricos e também uma abordagem teórica da Aprendizagem Significativa de David Ausubel.
Abstract: This paper deals with Inference Principal Components in student performance of students in the first year of a physics course in blended mode of the Federal University of Ceará (UFC), in partnership with the Open University of Brazil (UAB). As part of the learning assessment context are several factors that contribute to the formation of the student. Among these factors, we can highlight the influence of the teacher, the school environment, the topic,the type of assessment, among others. In genera, there are difficulties in obtaining reliable measures regarding the influence of each factor on student learning; arising in part from the fact that the factors are evaluated independently, through specific tests. These difficulties become more apparent to a Virtual Environment Education, which involves assessments in various activities, individual and collective, as chats, forums and portfolios. The objective of this work is to apply multivariate statistical technique (Principal Component Analysis) in grades obtained by students in a Teaching Virtual Environment SOLAR to check the patterns of relations between the subjects studied in the first year of the course. It is intended with this, show that students' grades in subjects that have an intrinsic connection of content, they have a very strong correlation with each other; because the subjects of some sciences depend on prior knowledge. From there, it is expected that there is, by the student, their autonomy for teaching and learning, thus leading to a better final performance. All this measured by the method of Principal Component Analysis (PCA),considering a set of marks obtained by students in the course of blended Degree in Physics in six subjects. In addition to a theoretical framework regarding the Educational Assessment in accordance with the ideas Scriven, among other authors and also a theoretical approach of David Ausubel Meaningful Learning.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11149
metadata.dc.type: Dissertation
Appears in Collections:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

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