Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10951
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da política de previdência social na perspectiva do acesso das trabalhadoras rurais: estudo de caso da comunidade Bom Jesus, Assentamento Maceió – Itapipoca-CE
Título em inglês: Assessment of social security policy on access perspective of rural workers : community case study Bom Jesus , fixing Maceió - Itapipoca-CE
Autor(es): Aires, Kélia da Silva
Orientador: Esmeraldo, Gema Galgani Silveira Leite
Palavras-chave: Public Policies, Evaluation, Social Welfare, Gender and Rural Workers;Trabalhadoras rurais - Maceió(Itapipoca,CE);Previdência social rural - Política governamental - Avaliação - Maceió(Itapipoca,CE);Assentamentos humanos - Maceió(Itapipoca,CE)
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: AIRES, Kélia da Silva. Avaliação da política de previdência social na perspectiva do acesso das trabalhadoras rurais: estudo de caso da comunidade Bom Jesus, Assentamento Maceió – Itapipoca-CE. 2013. 187f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2013.
Resumo: A proposta desenvolvida neste trabalho é avaliar a política de Previdência Social na perspectiva do acesso das trabalhadoras rurais da comunidade Bom Jesus, Assentamento Maceió – Itapipoca- CE. A pesquisa tem enfoque qualitativo e a investigação se procedeu por meio de um estudo de caso que investigou os fatores limitantes desse acesso. Para tanto foi realizada uma avaliação de processo e resultados inspirada nos preceitos da avaliação em profundidade. São sujeitos da pesquisa avaliativa os trabalhadores rurais (homens e mulheres) da referida comunidade, servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lotados na agência do município de Itapipoca e integrantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapipoca. Para a realização da avaliação também fora realizado amplo levantamento bibliográfico acerca da legislação previdenciária e do histórico de acesso da categoria dos trabalhadores rurais à política de previdência social. Para a pesquisa de campo foram utilizados como técnicas e instrumentos para a coleta dos dados observações, observação participante, conversas informais, anotações em diário de campo e entrevistas semi-estruturadas realizadas com os sujeitos envolvidos, além de registros fotográficos e audiovisuais. A pesquisa tem como objetivos específicos: identificar os fatores que influenciam no acesso das mulheres à política de previdência social; relacionar o papel dos sujeitos sociais envolvidos no processo de implementação da política; e analisar trajetórias de mulheres em busca do acesso aos benefícios preconizados pela referida política. Assim, dentre os resultados obtidos destacam-se as dificuldades de acesso a informação por parte dos beneficiários da política, as dificuldades logísticas e de recursos humanos vivenciada pelo INSS, e a contribuição do sindicato para o acesso dos trabalhadores rurais à política.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10951
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_dis_ksaires.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.