Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10272
Title in Portuguese: Os desafios encontrados pelo profissional de enfermagem durante a assistência prestada numa maternidade pública
Author: Nascimento Junior, José Martins do
Santos, Amuzza Aylla Pereira dos
Silva, Francisco Carlos Lins da
Silva, Renata Costa da
Laurindo, Jesseliane Alves do Carmo
Cerqueira, Gilberto Santos
Keywords: Serviços de Enfermagem
Recursos Humanos de Enfermagem
Issue Date: Aug-2014
Publisher: Lecturas Educación Física y Deportes
Citation: NASCIMENTO JUNIOR, J. M. do et al. Os desafios encontrados pelo profissional de enfermagem durante a assistência prestada numa maternidade pública. Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v. 19, n. 195, p. 1-9, ago. 2014.
Abstract in Portuguese: Introdução: Qualificação e a humanização são características essenciais da atenção obstétrica e neonatal a ser prestada pelos serviços de saúde e pelos profissionais de enfermagem que enfrentam desafios na assistência hospitalar ao parto na prestação destes cuidados. Objetivo: Descrever os desafios que os profissionais de enfermagem enfrentam na prestação da assistência hospitalar as gestantes e puérperas de uma maternidade pública de Maceió/AL. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa, realizada com os profissionais de enfermagem (Técnicos de enfermagem e Enfermeiros) que lidam com esta rotina diária. O estudo foi realizado na Maternidade Escola Santa Mônica no período de novembro de 2011 a fevereiro de 2012, a amostra foi constituída por 50 profissionais de enfermagem. Resultados: Dentre os desafios citados estão o salário que é defasado, a falta de valorização profissional, a falta de materiais hospitalares, a estrutura física inadequada, o relacionamento interpessoal e educação permanente insatisfatória. Conclusão: Deve ser prioridade dos gestores de saúde propiciar condições dignas de trabalhos para a equipe de enfermagem, onde a equipe possa prestar uma assistência qualificada para as gestantes e puérperas no ciclo gravídico puerperal.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10272
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 1514-3465 On line
Appears in Collections:DFIFA - Artigos publicados em revista científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_art_gscerqueira.htm27,21 kBHTMLView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.