Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10094
Title in Portuguese: Micareta e identidade cultural
Author: GAUDIN, Benoit Claude Pierre
Keywords: Cultura popular
Carnaval
Micareta e a Mídia
Turismo e consumo
Issue Date: 1997
Publisher: www.rcs.ufc.br/edicoes
Citation: GAUDIN, B. C. P. (1997)
Abstract in Portuguese: Desde os anos 60, a organização dos folguedos populares vem se modernizando e se inserindo numa lógica mercantil. Esse processo chega, a partir dos anos 90, ao ponto de serem criadas (ou re-criadas) festas "fora de época" ou desligadas de suas raízes tradicionais (Micaretas, Oktoberfest, São João, Bois...). No caso das micaretas,o interesse sociológico vem do sucesso que algumas delas, como o Fortal, conseguem obter junto a segmentos da população que não pertencem às classes abastadas. Além do efeito de moda que deu origem a estes eventos, seu sucesso estaria ligado também a imagem que conferem ao folião, tanto pipoca como membro do bloco: a de um indivíduo "festeiro", "animadíssimo", "na moda". Essa imagem se contrapõe a imagem tradicional do Nordestino, a do migrante "cabeça-chata" e seria a vertente sociocultural do "novo Nordeste" que está sendo, desde os primórdios da década, redescoberto tanto pelo turismo quanto pelas indústrias. À tradicional identidade estigmatizada, as micaretas oferecem um alternativa bastante atraente para a garotada nordestina: uma nova identidade cultural, inspirada no atual modelo carnavalesco.
Description: GAUDIN, Benoit Claude Pierre. Micareta e identidade cultural. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.28, n.1/2, 1997, p.127-136.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10094
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Appears in Collections:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1997_art_bgaudin.pdf8,9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.