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Tipo: Dissertação
Título: Tensões na percepção dos docentes no Curso de Educação em Direitos Humanos do Instituto UFC-Virtual
Título em inglês: Tensions in the perception of teachers in education Course on Human Rights Institute of Virtual - UFC
Autor(es): Braga, Phelipe Bezerra
Orientador: Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos
Palavras-chave: Human rights education;Race and ethnicity;Direitos humanos – Estudo e ensino – Ceará;Professores – Educação(Educação permanente) – Ceará;Ensino a distância – Ceará;Instituto UFC Virtual
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: BRAGA, Phelipe Bezerra. Tensões na percepção dos docentes no Curso de Educação em Direitos Humanos do Instituto UFC-Virtual. 2014. 92f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.
Resumo: Esta pesquisa pretende analisar o processo de formação docente em Educação em Direitos Humanos tendo como objeto o Curso de Aperfeiçoamento EDH, da Universidade Federal do Ceará, desenvolvido no ano de 2013. E tem como referência o estranhamento dos alunos/as frente à perspectiva de educação em Direitos Humanos. Quais os lugares de conflito no encontro entre os alunos/as e a EDH? Como eles/elas reagem à perspectiva de EDH proposta pelo referido curso? Quais seriam as implicações desse processo pedagógico? Nessa perspectiva, procuro trazer, para o espaço acadêmico, o debate sobre formação continuada de professores/as no que se refere ao enfrentamento da discriminação e do preconceito e à valorização da diversidade na escola. Dessa maneira, as referidas discussões assumem uma dimensão de relevância social à medida que a sociedade brasileira, apesar dos avanços no campo dos Direitos Humanos na esfera legislativa, tem demonstrado o recrudescimento dos direitos sociais, a intolerância e resistência no reconhecimento da diversidade. Esta pesquisa também pretende trazer contribuições para a educação em e/ou para Direitos Humanos, por meio da análise de práticas educativas que tem como objetivo a valorização da diversidade e o enfrentamento da discriminação e do preconceito. Podemos concluir que o espaço onde ocorre maiores tensões na perspectiva das discussões trazidas pela educação em direitos humanos está relacionada às questões de gênero, diversidade sexual e raça e etnia.
Abstract: This research aims to analyze the process of teacher training in Human Rights Education as having the object EDH Improvement Course, Federal University of Ceará, developed in the year 2013 and has reference to the strangeness of the students the opposite perspective of education on Human rights. What are the places of conflict in the encounter between students? How did do they react to the prospect of EDH proposed by that course? What are the implications of this learning process? From this perspective, I try to bring to the academic space, the debate on continuing education for teachers as with regard to fighting discrimination and prejudice and the appreciation of diversity in school. Thus, these discussions take on a dimension of social relevance as the Brazilian society, despite advances in the field of Human Rights in the legislative sphere, has demonstrated the resurgence of social rights, intolerance and resistance in the recognition of diversity. This research also aims to bring contributions to the education and or Human Rights, by analyzing educational practices that aims to valuing diversity and tackling discrimination and prejudice. We can conclude that the space where higher stresses in perspective brought about by discussions of human rights education occurs is related to gender, sexual diversity, and race and ethnicity.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10040
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