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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9700
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Aquino, Cassio Adriano Braz de | - |
dc.contributor.author | Barros, Daniel Ítalo Alencar | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-11T12:33:52Z | - |
dc.date.available | 2014-11-11T12:33:52Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Daniel Ítalo Alencar. O docente na corda bamba: o impacto da precarização laboral na subjetividade dos professores da rede pública de ensino do Estado do Ceará. 2014. 101f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza (CE), 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9700 | - |
dc.description.abstract | This work intends to analyze the new ways of organization in the labour world and its consequences into the worker´s subjectivy, showing how the process of precariouness and flexibility are realized by them. We know that the process of precariouness is not homogeneous, reaching by many different ways the varied departments of workers. The studies about the labour reality of professors in public system os the state of Ceará – Brazil suplies from Work Sociology and Work´s Social Psychology. The methodology that has been used is based on the concept of social-hermeneutic by Alonso (1998). This choice provides a deep understanding about the teachers´ perception of precariouness and flexibility in their jobs. Theirs speaches about the meaning of work point to a perception of unhapiness with the activities and payment, further the conditions and time spent at work. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Work, precarization, instructor, teacher. | pt_BR |
dc.subject | Emprego precário – Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Professores – Fortaleza(CE) – Atitudes | pt_BR |
dc.subject | Trabalho – Aspectos sociais – Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.title | O docente na corda bamba: o impacto da precarização laboral na subjetividade dos professores da rede pública de ensino do Estado do Ceará | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente estudo tem como objetivo analisar as novas formas de organização no mundo do trabalho e as consequências da precarização/ flexibilização laboral na subjetividade do trabalhador e como essas formas flexíveis de trabalho são percebidas pelos mesmos, tendo como pressuposto e entendimento que o processo de precarização não é um fenômeno homogêneo, mas atinge de forma diferenciada diferentes setores da classe trabalhadora. Focamo-nos no estudo da realidade laboral dos professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Ceará, usando como referencial teórico a Sociologia do Trabalho e a Psicologia Social do Trabalho. Utilizando como aporte metodológico a sócio hermenêutica de Alonso (1998), entendemos que a opção por uma amostragem não-probabilística e intencional escolhida nos ofereceu a possibilidade para um maior aprofundamento compreensível da percepção dos sujeitos afetados pela precarização e flexibilização laboral. Os relatos acerca do significado do trabalho apontaram percepções similares da situação laboral. Nas falas o assunto remetia à realidade laboral e insatisfação com relação a renda salarial, condições de trabalho e carga horária excessiva. | pt_BR |
dc.title.en | The educator in dilemma: the consequences of labour precariouness into the worker´s subjectivy of professors in public system os the state of Ceará | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGP - Dissertações defendidas na UFC |
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