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dc.contributor.authorLemenhe, Maria Auxiliadora de Abreu Lima-
dc.date.accessioned2014-11-10T13:25:12Z-
dc.date.available2014-11-10T13:25:12Z-
dc.date.issued1989-
dc.identifier.citationLemenhe, M. A. A. L. (1989/1990)pt_BR
dc.identifier.issn0041-8862 (impresso)-
dc.identifier.issn2318-4620 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9685-
dc.descriptionLEMENHE, Maria Auxiliadora de Abreu Lima. Indivíduo e sociedade, ordem e conflito no pensamento de hobbes. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.20/ 21, n.1/2, 1989/1990, p.61-72.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.rcs.ufc.br/edicoespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectIndivíduo e conflitopt_BR
dc.subjectOrdempt_BR
dc.titleIndivíduo e sociedade, ordem e conflito no pensamento de hobbespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo processo histórico de constituição dos campos do conhecimento relativos ao homem consolidou-se uma divisão de trabalho no qual a filosofia terá o indivíduo como centro de suas reflexões, e a sociologia a sociedade. É com Decartes, com sua formulação célebre "penso, logo existo", que na modernidade o indivíduo passa a ser a noção fundamental e o objeto central das reflexões filosóficas. O conceito do social, quando emerge no pensamento filosófico será como uma derivação do conceito de indivíduo. A rigor, até Hegel indivíduo é uma categoria teoria e empiricamente autônoma, isto é, absolutizado como categoria extra social. Desta perspectiva resulta o entendimento da sociedade como somatória de indivíduos singulares...pt_BR
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