Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9550
Tipo: Dissertação
Título: Atualizações e ressignificações do Mito da Donzela Guerreira:uma análise comparada dos romances Papisa Joana (Donna Wolfolk Cross) e Memorial de Maria Moura (Rachel de Queiroz)
Título em inglês: Updates and new significations of the lady knight myth: a comparative analysis of the novels Pope Joan (Donna Woolfolk Cross) and Maria Moura’s Memorial (Rachel de Queiroz)
Autor(es): Silva, Eliana Carlos da
Orientador: Batista, Edilene Ribeiro
Palavras-chave: Lady Knight Myth;Symbolic Violence;Cross, Donna Woolfolk,1947-. Papisa Joana - Crítica e interpretação;Queiroz, Rachel de, 1910-2003 -Memorial de Maria Moura - Crítica e interpretação;Violência na literatura;Heroínas na literatura
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: SILVA, Eliana Carlos da. Atualizações e ressignificações do Mito da Donzela Guerreira:uma análise comparada dos romances Papisa Joana (Donna Wolfolk Cross) e Memorial de Maria Moura (Rachel de Queiroz). 2013. 156f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2013.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo central analisar os pontos de contato e distanciamento entre as representações do Mito Tradicional da Donzela Guerreira nos romances Papisa Joana, de Donna Woolfolk Cross, e Memorial de Maria Moura, de Rachel de Queiroz. A seleção dos romances citados como corpus desta pesquisa deveu-se às várias semelhanças entre as duas narrativas, mesmo levando em conta o fato de seus enredos estarem inseridos em contextos sócio-históricos bastante diferentes. Partindo dessas premissas, o presente trabalho verifica como as características do Mito da Donzela Guerreira Tradicional se apresentam nas obras Papisa Joana e Memorial de Maria Moura, detectando-se até que ponto elas conseguem contemplar as marcas do referido mito. Para a consecução dos resultados desta pesquisa, alguns construtos teóricos importantes tiveram que ser discutidos e transformados em ferramentas analíticas que permitissem uma melhor apreciação dos romances em foco. Além, logicamente, do Mito da Donzela Guerreira Tradicional, merecem destaque, entre as ideias consideradas como chave para o desenvolvimento desta pesquisa, os conceitos de violência simbólica, corpo disciplinado e/ou dócil e empoderamento. Após a análise das duas obras, confirmou-se a hipótese inicial que norteou o trabalho, ou seja, que as diferenças na forma como o Mito da Donzela Guerreira é representado em Papisa Joana e Memorial de Maria Moura estampam, na verdade, apenas etapas distintas de um mesmo processo: a trajetória das mulheres com vistas ao seu empoderamento.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9550
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_dis_ecsilva.pdf491,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.