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dc.contributor.authorAlcântara Júnior, José Odval-
dc.date.accessioned2014-10-06T13:14:45Z-
dc.date.available2014-10-06T13:14:45Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationALCÂNTARA JÚNIOR, J. O. (2011)pt_BR
dc.identifier.issn0041-8862 (impresso)-
dc.identifier.issn2318-4620 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9293-
dc.descriptionALCÂNTARA JÚNIOR, José Odval. Para uma microssociologia do acidente e incidente de trânsito. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 42, n. 2, 2011, p. 119-140.pt_BR
dc.description.abstractThis article analyses recurrent accidents and incidents, traffic observed between pedestrians and motorists in the city of São Luís, Maranhão. The two social subjects are examined from a perspective microsociologic, to investigate the city’s dromocratics moments, reconstituted through information and observations of social scenes of urban mobility from the capital of Maranhão State. The research was made possible through the study of institutional data period 1995 to 2000 and supplemented with observations taken in some public places of this city in the years 2004, 2005 and 2006. Quantitative and qualitative analyses allowed a reflection on the ways and average social types existing in urban traffic routes ludovicensept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.rcs.ufc.br/edicoespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutomóveispt_BR
dc.subjectPedestrespt_BR
dc.subjectAcidentes e incidentes de trânsitopt_BR
dc.titlePara uma microssociologia do acidente e incidente de trânsitopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo analisa recorrentes acidentes e incidentes de trânsito, observados entre pedestres e condutores de automóveis, na cidade de São Luís, Maranhão. Os dois sujeitos sociais são examinados numa perspectiva microssociológica, investigando-se momentos dromocráticos da cidade, reconstituídos através de informações e observações de cenas sociais da mobilidade urbana da capital maranhense. A pesquisa tem como base dados institucionais do período de 1995 a 2000, complementada com observações em alguns logradouros da cidade, nos anos 2004, 2005 e 2006. As análises quanti- tativa e qualitativa possibilitaram uma reflexão sobre as formas e tipos sociais médios existentes nas vias de circulação urbana ludovicensept_BR
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