Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9145
Tipo: Dissertação
Título: Eficiências de absorção, transporte e utilização de nutrientes de mudas de cajueiro-anão-precoce
Autor(es): Cavalcante Júnior, Luiz Francinélio
Orientador: Soares, Ismail
Palavras-chave: Agronomia;Anacardium occidentale L.;Eficiência nutricional;Macronutrientes;Micronutrientes;Caju - Cultivo;Plantas - Nutrição;Porta-enxertos
Data do documento: 2013
Citação: CAVALCANTE JÚNIOR, L. F. Eficiências de absorção, transporte e utilização de nutrientes de mudas de cajueiro-anão-precoce. 2013. 65 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia/Solos e Nutrição de Plantas) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Resumo: O estudo da eficiência nutricional em mudas de cajueiro-anão-precoce é importante para a seleção de genótipos a serem utilizados como porta-enxertos ou copas, bem como entre suas combinações, visando obter melhor crescimento. Esse estudo teve como objetivos identificar genótipos de cajueiro com melhores índices de eficiências de absorção, transporte e utilização de nutrientes. O experimento foi conduzido em duas etapas, sendo que em ambas, as mudas foram conduzidas em tubetes com capacidade de 288 cm3 de substrato, onde permaneceram por 156 dias. Na primeira etapa foram utilizados os porta-enxertos de sementes de ‘CCP 06’, ‘CCP 76’ e ‘BRS 226’, em delineamento experimental em blocos casualizados, com quatro repetições. Na segunda etapa, utilizaram-se como porta-enxertos os genótipos ‘CCP 06’, ‘CCP 76’ e ‘BRS 226’ e como copas os genótipos ‘CCP 06’, ‘CCP 76’, ‘BRS 189’ e ‘BRS 226’. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 3 x 4 + 3, com 15 tratamentos e três repetições, sendo doze combinações e três mudas não-enxertadas. Foram avaliados os índices de eficiência de absorção, transporte e utilização de nutrientes em cada genótipo. Na fase de porta-enxertos, os genótipos ‘CCP 06’ e ‘CCP 76’ foram mais eficientes nos processos de absorção e transporte de nutrientes, já o ‘BRS 226’ foi mais eficiente na utilização. Com as interações, os porta-enxertos ‘CCP 06’ e ‘CCP 76’ obtiveram destaque nos processos de absorção e transporte de nutrientes, contudo, as copas ‘CCP 76’ e ‘BRS 226’ obtiveram os melhores índices de eficiência de utilização, independente do porta-enxerto utilizado.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9145
Aparece nas coleções:PPCS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_dis_lfcavalcantejunior.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.