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dc.contributor.advisorAraújo, Júlio César Rosa de-
dc.contributor.authorLima, Samuel de Carvalho-
dc.date.accessioned2014-08-21T16:16:57Z-
dc.date.available2014-08-21T16:16:57Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationLima, S. C.; Araújo, J. C. R. (2009)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8835-
dc.descriptionLIMA, Samuel de Carvalho. Letramentos e atividades on-line em Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2009. 126f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2009.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze the relations between literacies and online activities present in Virtual Learning Environment (VLE). The implementation of this proposal was based on reflections about the literacies submitted by Shetzer and Warschauer (2000), Soares (2002), Xavier (2005), Araújo (2007), Fischer (2007) and Ribeiro (2008). Located in the qualitative paradigm, with predominantly descriptive marks, our analysis suggested the categorization of online activities present in the courses Língua Inglesa II – A: Compreensão e Produção Oral e Leitura e Produção de Textos Acadêmicos updated at VLE Solar, from Universidade Federal do Ceará, and the description of literacy practices in virtual environments mediated, potentially, by the guidelines of the online activities proposed. The parameters considered for the analysis came from the summarization of Shetzer and Warschauer’s theoretical elaboration (2000), which lead us to the following dimensions of digital literacy: communication, construction and research. The data prompted the formation of an online activity typology, based on the literacy types demanded by them, namely: online activities strange to the potential of the web; online activities mediating the familiarization of the potential of the web; online activities mediating literacies for communication; and online activities mediating literacies for construction and research. The results of this analysis allowed the description of the literacy practices that are currently being privileged in this context, linking the type of online activity to the literacy practices that are potentially mediated by them and to the dimensions of digital literacy, according to Shetzer and Warschauer (2000). It follows that there is a need for technological formation for the language professional, because this way there will be the offering of online activities that addresses to the most diverse, or even countless, literacy practices in virtual environments.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectVirtual Learning Environmentpt_BR
dc.subjectLiteraciespt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectInternet na educaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem por atividadespt_BR
dc.titleLetramentos e atividades on-line em Ambiente Virtual de Aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação objetiva analisar as relações entre letramentos e atividades on-line presentes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). A execução desta proposta baseou-se nas reflexões acerca dos letramentos apresentadas por Shetzer e Warschauer (2000), Soares (2002), Xavier (2005), Araújo (2007), Fischer (2007) e Ribeiro (2008). Situada no paradigma das pesquisas qualitativas, de cunho predominantemente descritivo e exploratório, nossa análise propôs a categorização das atividades on-line presentes nas disciplinas Língua Inglesa II – A: Compreensão e Produção Oral e Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, atualizadas no AVA Solar, da Universidade Federal do Ceará, e a descrição das práticas de letramentos em ambientes virtuais mediadas, em potencial, pelas orientações das atividades on-line propostas. Os parâmetros considerados para a análise foram oriundos da sumarização da elaboração teórica dos autores Shetzer e Warschauer (2000), o que nos levou às seguintes dimensões do letramento digital: comunicação, construção e pesquisa. O tratamento dos dados suscitou a formação de uma tipologia das atividades on-line, baseadas nos tipos de letramentos demandados por elas, a saber: atividades on-line alheias às potencialidades da web; atividades on-line mediadoras da familiarização com as potencialidades da web; atividades on-line mediadoras de letramentos para a comunicação; e atividades on-line mediadoras de letramentos para a construção e pesquisa. Os resultados dessa análise possibilitaram a descrição das práticas de letramentos que atualmente estão sendo privilegiadas neste contexto, vinculando o tipo de atividade on-line encontrada às práticas de letramentos que são potencialmente mediadas por essas e às dimensões do letramento digital, segundo Shetzer e Warschauer (2000). Como conclusão, verificou-se a necessidade de formação tecnológica para o profissional da linguagem, pois só assim poderá haver o oferecimento de atividades on-line que contemplem as mais diversas, senão inúmeras, práticas de letramentos em ambientes virtuais.pt_BR
dc.title.enLiteracies and online activities in Virtual Learning Environmentpt_BR
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