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dc.contributor.advisorMattes, Marlene Gonçalves-
dc.contributor.authorAlves Neto, José Edvaldo Ferreira-
dc.date.accessioned2014-08-21T14:53:25Z-
dc.date.available2014-08-21T14:53:25Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationAlves Neto, J. E. F.; Mattes, M. G. (2009)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8826-
dc.descriptionALVES NETO, José Edvaldo Ferreira. Compreensão leitora de alunos do terceiro ano do ensino médio da rede estadual. 2009. 157f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2009.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis investigates the reading comprehension of 3º year in the middle school students in the network state of Ceará, specifically focusing on the classification of the understanding on the levels of understanding of reader Barret (1968), which lists five levels, the literal comprehension, reorganization, inferential, and critical appraisal. Our research, however, assessed only the inferential and critical levels. To meet the objectives of the proposed work, a literature search was performed on a theoretical framework that is part of Textual Linguistic, and seek support in cognitive aspects, particularly with regard to models of reading, supported by theory of schemes. The corpus analysis was composed of two questionnaires of comprehension, each with eight questions, answered by twenty-five informants from the same class of the 3rd year of high school. Assuming that there are different levels of understanding, such as the taxonomy of Barret. After analyzing the corpus, it was found that the informants understood the texts well, since it responded appropriately to most of the answers. Another conclusion was that all informants have achieved the levels of understanding inferential and critical, even if some answers could have been more complete. What is envisioned in the analysis of data was the presence, even incipient, some indication of the construction of inference, through the presence of information not present in the text, as well as evidence of critical thinking shown by a judge of truth or value. Although we have not found such evidence in all the answers, find them in some, but in all informants.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectReading Comprehensionpt_BR
dc.subjectLevels of Reading Comprehensionpt_BR
dc.subjectInferência(Lógica)pt_BR
dc.subjectLeitores - Reação crítica - Quixeramobim(CE)pt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino médio - Quixeramobim(CE)pt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Composição e exercíciospt_BR
dc.titleCompreensão leitora de alunos do terceiro ano do ensino médio da rede estadualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente dissertação investiga a compreensão leitora de estudantes do 3º ano, ensino médio da rede estadual do Ceará, focalizando especificamente a classificação da compreensão com base nos cinco níveis de compreensão leitora de Barret (1968): compreensão literal, reorganização, inferencial, crítico e apreciação. Nossa investigação, no entanto, avaliou somente os níveis inferencial e crítico. Para cumprir os objetivos da proposta do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica na qual todo o referencial teórico faz parte da Linguística textual, além de buscar apoio em aspectos cognitivos, sobretudo no que diz respeito aos modelos de leitura, apoiados pela teoria dos esquemas. O corpus analisado foi composto das respostas a dois questionários de compreensão, com oito questões cada, fornecidas por vinte e cinco informantes de uma mesma turma do 3º ano do ensino médio. Partimos do pressuposto de que existem níveis de compreensão diferenciados, a exemplo da taxonomia de Barret. Após a análise do corpus, foi constatado que os informantes compreenderam bem os textos, uma vez que responderam adequadamente a maior parte das respostas. Outra conclusão foi a de que todos os informantes alcançaram os níveis de compreensão inferencial e crítico, mesmo que algumas respostas pudessem ter sido mais completas. O que se vislumbrou nas análises dos dados foi a presença, mesmo que incipiente, de algum indício de construção de inferência, através da presença de informação não presente no texto, bem como indícios de reflexão crítica revelados através de um juízo de verdade ou de valor. Embora não tenhamos localizado tais indícios em todas as respostas, houve incidência em todos os informantes.pt_BR
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