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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da formação docente na perspectiva inclusiva: o Projeto Vincular como estratégia para fortalecer a inclusão em Fortaleza – CE na percepção de professoras em um Centro de Educação Infantil
Autor(es): Brito, Maria da Conceição Souta de
Orientador: Bezerra, Roselane Gomes
Palavras-chave em português: Políticas públicas;Educação inclusiva;Autismo;Avaliação do Projeto Vincular
Palavras-chave em inglês: Public policies;Inclusive education;Autismo;Evaluation of the vincular Project
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Data do documento: 2025
Citação: BRITO, Maria da Conceição Souta de. Avaliação da formação docente na perspectiva inclusiva: o Projeto Vincular como estratégia para fortalecer a inclusão em Fortaleza – CE na percepção de professoras em um Centro de Educação Infantil. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) – Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o Projeto Vincular e sua formação continuada na perspectiva inclusiva a partir das percepções de professores em um Centro de Educação Infantil e nas análises dos conteúdos e diretrizes que fundamentam as políticas de inclusão na Rede Municipal de Fortaleza/CE. O Projeto Vincular é uma parceria da Prefeitura Municipal de Fortaleza com o Instituto da Primeira Infância (IPREDE), que objetiva contribuir para o atendimento e processo de desenvolvimento integral das crianças/estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista, Altas Habilidades/Superdotação. Por meio de ações formativas em uma perspectiva inclusiva, busca-se trazer subsídios às práticas dos docentes e melhoria na inclusão dessas crianças, nas unidades de ensino regular, visando assegurar os direitos de uma educação inclusiva de qualidade. A avaliação da política em estudo está pautada numa perspectiva de avaliação em profundidade, segundo Rodrigues (2008), de caráter descritivo, com base em uma abordagem qualitativa. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e análises dos documentos legais normativos em âmbito nacional e municipal. Por fim, foi realizada uma pesquisa de campo por meio de observações e uso do diário de campo, em que os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, permitindo compreender as percepções das professoras sobre a formação continuada e as práticas pedagógicas construídas no espaço escolar. Os dados foram organizados em categorias temáticas acerca da inclusão e das intervenções realizadas no processo de inclusão local, a importância da formação inicial e continuada, os desafios enfrentados no cotidiano escolar e as estratégias pedagógicas utilizadas para promover uma educação inclusiva. Para analisa-los, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2016). Observou-se, portanto, que apesar de o Projeto Vincular ser uma iniciativa positiva e de haver a continuidade, são necessárias melhorias e acompanhamento contínuo. Foram evidenciadas algumas lacunas estruturais e institucionais, falta de suporte em material adaptado acessível, ausência de apoio de uma rede intersetorial, sobrecarga docente e necessidade de uma formação com maior aprofundamento teórico-prático com a participação da comunidade escolar, incluindo famílias e as próprias pessoas com deficiências como protagonistas nesse processo, com momentos de interação e trocas de experiências. Aponta-se, nessa perspectiva, a importância de ampliar ainda mais as discussões em torno do processo de inclusão e investir na formação continuada dos professores que atendem essas crianças nas escolas regulares em Fortaleza.
Abstract: This research aims to evaluate the Vincular Project and its continuous training from an inclusive perspective based on the perceptions of teachers in a Child Education Center and the analysis of the contents and guidelines that underpin the inclusion policies in the Municipal Network of Fortaleza/CE. The Vincular Project is a partnership between the Municipal Government of Fortaleza and the Institute for Early Childhood (IPREDE), which aims to contribute to the care and comprehensive development process of children/students with disabilities, Autism Spectrum Disorder, and High Abilities/Giftedness. Thru formative actions from an inclusive perspective, the aim is to provide support to teachers' practices and improve the inclusion of these children in regular education units, with the goal of ensuring the rights to quality inclusive education. The evaluation of the policy under study is based on an in-depth evaluation perspective, according to Rodrigues (2008), of a descriptive nature, using a qualitative approach. Initially, a bibliographic research and analyzes of normative legal documents at the national and municipal levels were conducted. Finally, a field research was conducted thru observations and the use of a field diary, in which data were collected thru semi-structured interviews, allowing for an understanding of the teachers' perceptions about continuing education and the pedagogical practices built within the school environment. The data were organized into thematic categories regarding inclusion and the interventions carried out in the local inclusion process, the importance of initial and ongoing training, the challenges faced in daily school life, and the pedagogical strategies used to promote inclusive education. To analyze them, Bardin's content analysis (2016) was used. It was observed, therefore, that despite the Vincular Project being a positive initiative and having continuity, improvements and continuous monitoring are necessary. Some structural and institutional gaps were highlighted, such as the lack of support in accessible adapted materials, the absence of support from an intersectoral network, teacher overload, and the need for training with greater theoreticalpractical depth involving the school community, including families and the individuals with disabilities themselves as protagonists in this process, with moments of interaction and exchange of experiences. From this perspective, the importance of further expanding discussions around the inclusion process and investing in the continuous training of teachers who serve these children in regular schools in Fortaleza is highlighted.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83761
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/3816747439459637
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0003-3350-606X
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/1703773646220657
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

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