Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83648Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Cardoso, Daniel Ribeiro | - |
| dc.contributor.author | Amorim, Leonardo Edson | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-03T12:37:11Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-03T12:37:11Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | AMORIM, Leonardo Edson. Arquitetura fantasma : tecnologias de realidades estendidas aplicadas à memória do patrimônio cultural edificado. 2025. 172 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo e Design) – Instiruto de Arquitetura e Urbanismo e Design, Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design, Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83648 | - |
| dc.description.abstract | Preserving the memory of cultural heritage is fundamental, as it is a key element of collective identity. The emergence, conservation and eventual demolition of heritage assets reflect important material and historical conditions in the understanding of urban space. The proximity between heritage and inhabitants strengthens the sense of community and belonging, and its preservation is a positive tool for developing collective memory and planning for the future. However, there is an increasingly alienated relationship between the individual and the urban space, making it difficult to experience the city and disconnecting it from its social, material and historical contexts. In this scenario, educational practices that can link heritage to its original environment can mitigate this problem. With the advance of Extended Reality (XR) technologies, new possibilities are emerging for integrating virtual content into the physical space, promoting new forms of engagement with the urban space. This study proposes to define guidelines for the development of effective informal education experiences in the process of contextualizing users about built cultural heritage, based on a qualitative identification of interaction design strategies applied to extended reality (XR) technologies, with a focus on disseminating knowledge on the subject. The research takes as its case study the Plácido Castle, demolished in 1974. Adopting the Design Science Research (DSR) methodology, the study is divided into three stages: analysis and planning, development of a ludo-narrative artifact for XR devices and evaluation of the artifact. The designed experience is on-site, using XR resources to reconstruct Plácido Castle and its surroundings, based on historical records. The final stage comprises field tests and evaluation by means of a survey applied to participants. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Arquitetura fantasma: tecnologias de realidades estendidas aplicadas à memória do patrimônio cultural edificado | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.co-advisor | Ricca, Diego Enéas Peres | - |
| dc.description.abstract-es | A preservação da memória do patrimônio cultural é fundamental, pois constitui um elemento basilar da identidade coletiva. O surgimento, conservação e eventual demolição de bens patrimoniais refletem condições materiais e históricas importantes na compreensão do espaço urbano. A proximidade entre patrimônio e habitantes fortalece o sentimento de comunidade e pertencimento, e sua preservação é uma ferramenta positiva para o desenvolvimento da memória coletiva e o planejamento do futuro. No entanto, observa-se uma relação cada vez mais alienada entre o indivíduo e o espaço urbano, dificultando a vivência da cidade e desconectando-o de seus contextos sociais, materiais e históricos. Nesse cenário, práticas educativas que relacionem o patrimônio ao seu ambiente original podem mitigar esse problema. Com o avanço de tecnologias de Realidades Estendidas (XR), emerge a possibilidade de integrar conteúdo virtual ao espaço físico, promovendo novas formas de engajamento com o espaço urbano. Este estudo propõe definir diretrizes para o desenvolvimento de experiências de educação informal eficazes no processo de contextualização de usuários sobre o patrimônio cultural edificado, a partir de uma identificação qualitativa das estratégias de design de interação aplicadas às tecnologias de realidades estendidas (XR), com foco na difusão de conhecimento sobre o tema. A pesquisa toma como estudo de caso o Castelo do Plácido, demolido em 1974. Adotando a metodologia de Design Science Research (DSR), o estudo divide-se em três etapas: análise e planejamento, desenvolvimento de um artefato ludo narrativo para dispositivos de XR e avaliação do artefato. A experiência projetada é in loco, utilizando recursos de XR para reconstruir o Castelo do Plácido e seus arredores, com base em registros históricos. A etapa final compreende testes de campo e avaliação por meio de pesquisa aplicada aos participantes. | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Patrimônio cultural construído | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Realidades estendidas (XR) | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Design de interação | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Arquitetura perdida | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Design e atenção | pt_BR |
| dc.subject.en | Built Cultural Heritage | pt_BR |
| dc.subject.en | Extended Realities (XR) | pt_BR |
| dc.subject.en | Interaction Design | pt_BR |
| dc.subject.en | Lost Architecture | pt_BR |
| dc.subject.en | Design and Attention | pt_BR |
| local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/3280872056195376 | pt_BR |
| local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/2486633117907926 | pt_BR |
| local.co-advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8251503092812059 | pt_BR |
| local.date.available | 2025-11 | - |
| Aparece nas coleções: | DAUD - Dissertações defendidas na UFC | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_leamorim.pdf | Dissertação de Mestrado | 30,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.