Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83589
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Desigualdade de oportunidade no acesso ao ensino superior nos meios urbano e rural das regiões brasileiras
Título em inglês: Inequality of opportunity in access to higher education in urban and rural environments of brazilian regions
Autor(es): Tabosa, Francisco José Silva
Sousa, Helson Gomes de
Moura, Nicole Sarah Carvalho Ponte
Ferreira, Francisca Ingrid Gouveia
Aguiar, Paulo Lucas da Rocha
Palavras-chave em português: Desigualdade de oportunidade;Ensino superior;Educação
Palavras-chave em inglês: Inequality of opportunity;Higher education;Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2025
Instituição/Editor/Publicador: Revista Econômica do Nordeste
Citação: TABOSA, Francisco José Silva; SOUZA, Helson Gomes ; MOURA, Nicolle Sarah Carvalho Ponte ; FERREIRA, Francisca Ingrid Gouveia ; AGUIAR, Paulo Lucas da Rocha. Desigualdade de oportunidade no acesso ao ensino superior nos meios urbano e rural das regiões brasileiras. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 56, n.3, p. 42-61, 2025.
Resumo: O presente trabalho objetiva mensurar a desigualdade de oportunidade no acesso ao ensino superior, considerando os meios urbano e rural das regiões brasileiras, buscando identificar quais são os principais fatores determinantes da desigualdade de oportunidade no acesso ao serviço estudado. Para tanto, utilizou-se um método probabilístico, a fim de se obter o índice de dissimilaridade da desigualdade de oportunidade, e efetuou-se sua de composição por meio do Valor-Shapley. Os resultados demonstraram que houve queda na desigualdade de oportu nidade estudada durante o período analisado. Além disso, verificou-se que, com uma política pública a qual busque reduzir a desigualdade de oportunidade no acesso ao ensino superior brasileiro – seja ela aplicada no meio urbano, seja no rural –, pode-se obter melhores resultados se for fundamentada sobre o aumento dos níveis de escolaridade e de renda da família, além da inclusão do jovem com idade adequada no ensino superior.
Abstract: The present study aims to measure the inequality of opportunity there is no access to higher education considering the urban and rural environments of the Brazilian regions, seeking to identify how many are the main determinants of inequality of opportunity without access to the service studied. To do so, use a probabilistic me thod to obtain the dissimilarity index of the inequality of opportunity, and its decomposition was effected through the value-Shapley. The results showed that there was a decrease in the inequality of opportunity studied during the period analyzed. In addition, it was verified that a public policy that seeks to reduce inequality of achievement without access to Brazilian higher education, whether applied in urban or rural environments, obtains better re sults if for the one based on the increase of levels of family education and inclusion Of Youth with age, not higher education.
URL do documento: https://www.bnb.gov.br/revista/ren/article/view/1661
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83589
ISSN: 2357-9226
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0003-1280-8907
https://orcid.org/0000-0001-7873-3798
https://orcid.org/0000-0003-0478-1580
https://orcid.org/0009-0007-9305-5041
https://orcid.org/0009-0007-4416-2342
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/1260299152113875
http://lattes.cnpq.br/6906677347926569
http://lattes.cnpq.br/9246097739948898
http://lattes.cnpq.br/9533022176647359
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_art_fjstabosa.pdf475,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.