Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83522
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCerqueira, Gilberto Santos-
dc.contributor.authorSilva Júnior, José Mariedson da-
dc.date.accessioned2025-11-24T18:11:46Z-
dc.date.available2025-11-24T18:11:46Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, José Mariedson da. Construção e validação de um material didático para o ensino da anatomia: um estudo quase-experimental. 2022. 63 p. Dissertação (Mestrado em Ciências Morfofuncionais) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/83522. Acesso em: 24 nov. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83522-
dc.description.abstractActive methodologies are teaching processes centered on activities that stimulate students to engage in their learning autonomously, involving more than the memorization of facts and concepts in the short term, leading to long-term understanding through analysis, evaluation, and creation, with the purpose of promoting meaningful learning. Within these methodologies, we highlight the possibility of using coloring drawings as a valuable tool in the teaching and learning process, with broad benefits in the teaching of human anatomy. Based on these premises, the aim of this work was to analyze the contributions of an anatomy coloring book as a meaningful learning tool for Human Anatomy. This is a methodological, quasi-experimental research consisting of 6 stages: content composition, drawing creation, layout, construction of educational material, validation of educational material, and validation of instructional material. The product generated by this study was an educational and instructional material entitled "Anatomy for Coloring" composed of over 300 illustrations divided into 10 systems showing various structures (naming of demarcated structures and text with relevant information). Additionally, it includes mind maps, exercises, and student interactions with the material. It is concluded, therefore, that the present research resulted in the development of a new pedagogical technique, presented in book format (educational instructional material). The produced material works in conjunction with active teaching methodologies, involving students in the teaching-learning process. It can be used by undergraduates who are having their first contact with anatomy, as well as for the updating of veterans and professionals throughout their academic journey. It was evident that the use of drawings can improve the student's perception of anatomical details, facilitating reasoning and a deeper understanding of anatomical concepts.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.titleConstrução e validação de um material didático instrucional para o ensino de anatomia humana: um estudo quase-experimentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs Metodologias ativas são processos de ensino centrados em atividades que estimulem os alunos a se engajarem em sua aprendizagem de forma autônoma, envolvendo mais do que a memorização de fatos e conceitos a curto prazo, levando à compreensão de longo prazo por meio de análise, avaliação e criação, com a finalidade da promoção de uma aprendizagem significativa. Dentro dessas metodologias, destacamos a possibilidade de uso dos desenhos para colorir como ferramenta valiosa no processo de ensino e de aprendizagem, tendo amplos benefícios no ensino de anatomia humana. Com base nessas premissas, o objetivo desse trabalho foi analisar as contribuições de um material didático e instrucional de anatomia para colorir como uma ferramenta de aprendizagem significativa de Anatomia Humana. Trata- se de uma pesquisa metodológica, quase experimental, que consiste em 6 etapas: composição do conteúdo, criação dos desenhos, diagramação, Construção do material didático, validação do material educativo e validação do material instrucional. O produto gerado por este estudo foi um material didático e instrucional intitulado de “Anatomia para colorir”, composto por mais de 300 de ilustrações divididas em 10 sistemas que mostram várias estruturas (nomeação das estruturas demarcadas e texto com informações relevantes). Além disso, inclui mapas mentais, exercícios e interações do aluno com o material. Conclui-se, portanto, que a presente pesquisa resultou no desenvolvimento de uma nova técnica pedagógica, apresentada em formato de livro (material didático instrucional). O material produzido trabalha aliado às metodologias ativas de ensino, fazendo o aluno ter participação e protagonismo no processo de ensino-aprendizagem. Pode ser utilizado tanto por graduandos que estão tendo o primeiro contato com anatomia, quanto para atualização de veteranos e profissionais ao longo da trajetória acadêmica. Evidenciou-se que o uso de desenhos pode melhorar a percepção do aluno sobre os detalhes anatômicos, facilitando o raciocínio e a compreensão mais profunda dos conceitos anatômicos.pt_BR
dc.title.enConstruction and validation of instructional teaching material for teaching human anatomy: a quasi-experimental studypt_BR
dc.subject.ptbrAnatomiapt_BR
dc.subject.ptbrEducaçãopt_BR
dc.subject.ptbrDesenhopt_BR
dc.subject.enAnatomypt_BR
dc.subject.enEducationpt_BR
dc.subject.enDrawingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIApt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3744-7183pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9275771581087500pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6717-3772pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6780676773042373pt_BR
local.date.available2026-09-30-
Aparece en las colecciones: DMO - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_dis_jmsjunior.pdf
  Until 2026-09-30
Embargado para publicação futura3,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.