Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83492
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação de um sistema de drenagem e tratamentos mecânicos na recuperação de um solo sódico no Vale do Curu-CE
Autor(es): Costa, Raimundo Nonato Távora
Orientador: Saunders, Luis Carlos Uchôa
Palavras-chave em português: Irrigação;Solos - Salinidade;Solos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Data do documento: 1988
Citação: COSTA, Raimundo Nonato Távora. Avaliação de um sistema de drenagem e tratamentos mecânicos na recuperação de um solo sódico no Vale do Curu-CE. 1988. Dissertação (Mestrado em Agronomia/Irrigação e Drenagem) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1988.
Resumo: O presente trabalho foi conduzido durante o período de julho/1986 a dezembro/1987, na Fazenda Experimental do Vale do Guru, Pentecoste-CE, em solo Aluvial Vértico Halomórfico (sádico), objetivando estudar o efeito de tratamentos mecânicos, químico e vegetativo na recuperação de uma área com solo aluvial sódico, bem como analisar a eficiência de operação e avaliar o espaçamento de uma rede de drenos subsuperficiais instalada em duplo nível sobre uma base alternada. [...]
Abstract: A field experiment was conducted from July/1986 to december/1987, at the "Fazenda Experimental do Vale do Guru". Pentecoste, Ceará, Brazil, in an aluvial halomorphic vertisoil, to study the combined effects of mechamical, chemical and vegetative treatments in reclaiming the soil and analyze the efficiency and spacing of a subsurface drainage system. [...]
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83492
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/0999786396884077
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9998749657290257
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGENA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1988_dis_rntcosta.pdf13,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.