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Tipo: Tese
Título: Intervenção educacional para prevenção de infecções urinárias em mulheres em privação de liberdade: ensaio clínico randomizado
Autor(es): Costa, Nicolau da
Orientador: Pinheiro, Ana Karina Bezerra
Coorientador: Ribeiro, Samila Gomes
Palavras-chave em português: Infecções Urinárias;Prisões;Educação em Saúde;Ensaio Clínico;Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde;Enfermagem
Palavras-chave em inglês: Urinary Tract Infections;Prisons;Health Education;Clinical Trial;Health Knowledge, Attitudes, Practice;Nursing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Data do documento: 2025
Citação: COSTA, Nicolau da. Intervenção educacional para prevenção de infecções urinárias em mulheres em privação de liberdade: ensaio clínico randomizado. 2025. 215 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/83440. Acesso em: 17 nov. 2025.
Resumo: Introdução: A infecção do trato urinário (ITU) caracteriza-se pela presença e multiplicação de microrganismos no trato urinário, podendo ocorrer invasão tecidual em estruturas como bexiga e rins, a partir da extremidade distal da uretra. As mulheres são biologicamente mais suscetíveis a esse tipo de infecção devido a fatores anatômicos e fisiológicos, como a uretra mais curta e sua proximidade com a região perineal, facilitando a ascensão bacteriana. Essa vulnerabilidade é ainda mais acentuada em mulheres privadas de liberdade, que frequentemente enfrentam condições inadequadas de higiene, acesso limitado a insumos básicos, restrição no consumo de água e superlotação carcerária, fatores que favorecem o desenvolvimento e recorrência das ITUs. Este estudo busca suprir a lacuna existente na literatura sobre a prevenção de infecções urinárias no sistema prisional, uma vez que, conforme identificado em revisão sistemática e revisão de escopo realizadas, ainda são escassos os ensaios clínicos e as revisões sistemáticas voltados especificamente para essa população. Objetivo: Avaliar a efetividade de uma intervenção educacional sobre prevenção de infecção urinária no conhecimento, na atitude e na prática de mulheres privadas de liberdade. Metodologia: Trata-se de um ensaio clínico randomizado (ECR) realizado nas unidades penitenciárias femininas do Estado do Ceará, no período de julho a novembro de 2022. Foram organizados dois grupos aleatórios (GC e GI). A amostra foi de 387 mulheres privadas de liberdade. O GI foi submetido a uma intervenção educativa conduzida de forma expositiva e dialógica, utilizando recursos audiovisuais, incluindo a apresentação de slides em PowerPoint e a exibição de um vídeo educativo, enquanto que o GC permaneceu com assistência à saúde de forma convencional. Em ambos os grupos, foi aplicado o Questionário de Avaliação do Estado Geral Social e de Saúde e Inquérito de Avaliação de Conhecimento, Atitudes e Práticas (Inquérito CAP) para prevenção de infecção urinária. Os dados foram comparados por meio dos testes Qui quadrado de Pearson, Exato de Fisher ou U de Mann-Whitney, com nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95%. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com CAAE 57107722.6.0000.5054 e registrado na base de dados de Registro de Ensaios Clínicos Brasileiros com o identificador primário RBR-9ndj8xs. Resultados: A amostra final foi composta por 387 mulheres, sendo 208 (53,75%) do Grupo Controle (GC) e 179 (46,25%) do Grupo Intervenção (GI). A maioria (219; 56,6%) tinha entre 32 e 34 anos, residia no interior do Ceará e autodeclarava-se parda (303; 78,3%). A mediana de escolaridade foi de oito anos no GC e 9 anos no GI. A maioria era cisgênero (372; 96,1%), heterossexual (248; 64,1%), solteira (257; 66,4%) e com filhos (319; 82,9%), com predominância da religião católica (340; 87,9%). Quanto à moradia, 184 (47,5%) possuíam casa própria e 179 (46,3%) residência alugada. Após a intervenção, foi identificado aumento, em ambos os grupos, do nível do CAP de mulheres acerca da adoção de hábitos de higiene saudáveis para prevenção de infecção urinária. Porém, o nível de conhecimento e prática teve um aumento mais significativo no grupo intervenção. Ser “solteira” mostrou-se como fator de risco ao desenvolvimento de uma prática inadequada; “ter participado de orientação para higiene íntima”, “ter o profissional de saúde como fonte de orientação sobre higiene íntima”, “torneira ou reservatório de água compartilhado” foram as que apresentaram aumento do nível de conhecimento adequado. Identificou-se nos dados de infraestrutura e de higiene pessoal, que a variável “disponibilidade da água para higiene das mãos” aumenta em 3 (IC:1,56 - 5,79) < p 0,001 as chances de a detenta possuir atitude adequada. Outras variáveis, como “água suficiente para higiene das mãos”, aumentam em 2,74 (IC:1,4 - 5,34) a chance de as detentas terem um nível de atitude adequada. Conclusão: A análise intragrupos demonstrou que a intervenção educativa aumentou significativamente o conhecimento sobre infecção urinária e a prática preventiva no grupo intervenção, enquanto o grupo controle apresentou pouca variação, com manutenção de comportamentos inadequados. Os resultados sugerem que a intervenção educativa é efetiva na promoção de mudanças comportamentais e na prevenção de infecções do trato urinário entre mulheres privadas de liberdade.
Abstract: Introduction: Urinary tract infections (UTIs) are characterized by the presence and multiplication of microorganisms in the urinary tract, which can lead to tissue invasion in structures such as the bladder and kidneys, starting from the distal end of the urethra. Women are biologically more susceptible to this type of infection due to anatomical and physiological factors, such as a shorter urethra and its proximity to the perineal region, facilitating bacterial ascent. This vulnerability is even more pronounced in women deprived of liberty, who often face inadequate hygiene conditions, limited access to basic supplies, restricted water consumption, and prison overcrowding, factors that favor the development and recurrence of UTIs. This study seeks to fill the gap in the literature on the prevention of urinary tract infections in the prison system, since, as identified in a systematic review and scoping review, clinical trials and systematic reviews specifically targeting this population are still scarce. Objective: To evaluate the effectiveness of an educational intervention on urinary tract infection prevention on the knowledge, attitudes, and practices of women deprived of liberty. Methodology: This is a randomized controlled trial (RCT) conducted in women's prisons in the state of Ceará, from July to November 2022. Two randomized groups (CG and IG) were organized. The sample consisted of 387 women deprived of liberty. The IG underwent an educational intervention conducted in an expository and dialogical format, using audiovisual resources, including a PowerPoint slide presentation and an educational video. Meanwhile, the CG continued to receive conventional healthcare. Both groups were administered the General Social and Health Status Assessment Questionnaire and the Knowledge, Attitudes, and Practices Survey (KAP Survey) on urinary tract infection prevention. Data were compared using Pearson's chi-squared, Fisher's exact, or Mann-Whitney U tests, with a 5% significance level and 95% confidence interval. The study was approved by the Research Ethics Committee under CAAE 57107722.6.0000.5054 and registered in the Brazilian Clinical Trials Registry database with the primary identifier RBR-9ndj8xs. Results: The final sample consisted of 387 women, 208 (53.75%) in the Control Group (CG) and 179 (46.25%) in the Intervention Group (IG). The majority (219; 56.6%) were between 32 and 34 years old, lived in inland cities of Ceará, and self-identified as brown (303; 78.3%). The median education level was eight years in the CG and nine years in the IG. The majority were cisgender (372; 96.1%), heterosexual (248; 64.1%), single (257; 66.4%), and with children (319; 82.9%), with a predominance of Catholic religion (340; 87.9%). Regarding housing, 184 (47.5%) owned their own home and 179 (46.3%) rented a residence. After the intervention, an increase in the KAP level of women regarding the adoption of healthy hygiene habits to prevent urinary tract infections was identified in both groups. However, the level of knowledge and practice showed a more significant increase in the intervention group. There was a significant association with being "single" being a risk factor for developing an inadequate practice, "having participated in intimate hygiene guidance," "having a health professional as a source of guidance on intimate hygiene," and "shared faucet or water tank" were the factors that showed an increase in the level of adequate knowledge. Infrastructure and personal hygiene data were identified: the variable "availability of water for hand hygiene" increases by 3 (CI: 1.56 - 5.79) < p 0.001 the likelihood of an inmate having an appropriate attitude. Another variable, "sufficient water for hand hygiene," increases by 2.74 (CI: 1.4 - 5.34) the likelihood of inmates having an appropriate attitude. Conclusion: The intragroup analysis demonstrated that the educational intervention significantly increased knowledge about urinary tract infections and preventive practices in the intervention group, while the control group showed little variation, with continued inappropriate behaviors. The results suggest that the educational intervention is effective in promoting behavioral changes and preventing urinary tract infections among women deprived of liberty.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83440
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0001-9845-7292
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/8359626427602154
ORCID do Orientador: http://orcid.org/0000-0003-3837-4131
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6862658087106562
ORCID do Coorientador: https://orcid.org/0000-0002-4775-5852
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/5689303369662725
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DENF - Teses defendidas na UFC

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