Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83382Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Silva, Marcos Antônio Araújo | - |
| dc.contributor.author | Silva, Ronalt Gomes da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-12T11:59:59Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-12T11:59:59Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83382 | - |
| dc.description.abstract | Amidst the growing integration of technology in education, this study aims to analyze the potential of electronic prototyping platforms, such as Arduino and Raspberry Pi, in Experimental Physics teaching. The research is based on the perception of teachers at the Ronaldo Caminha Barbosa Full-Time High School, seeking to understand how these tools can enhance educational experience. The study involves the development and validation of didactic sequences, assessing their effectiveness in data collection, the role of programming in education, and the impact of these technologies on students' understanding and application of physics concepts. For data collection, a bibliographic and experimental research approach was adopted, grounded in theoretical references on the use of technology in Science Education. The findings indicate that the implementation of such devices facilitates comprehension of physical concepts, making lessons more interactive. The literature review highlights the impact of technological innovations in education, fostering greater student engagement and the development of analytical skills. Moreover, the challenges of Experimental Physics underscore the need for methodological adaptation and the adoption of innovative strategies that integrate robotics and hands-on experimentation, keeping pace with digital advancements. The results confirm that programmable devices can significantly enrich experimental activities in high school, making them more dynamic, accessible, and engaging. These insights reinforce the importance of incorporating new technological tools into the educational context to enhance teaching and learning while stimulating students' interest in physics. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | PHYSICAR: utilização do arduino e raspberry PI como ferramentas em aulas de física experimental | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | Em meio à crescente integração de tecnologias no ambiente educacional, este estudo propõe analisar as possibilidades de uso de plataformas de prototipagem eletrônica, como o Arduino e o Raspberry Pi, no ensino de Física Experimental. A pesquisa tem como base a percepção dos docentes da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Ronaldo Caminha Barbosa, buscando compreender como esses recursos podem potencializar a experiência educacional. O trabalho envolve o desenvolvimento e validação de sequências didáticas, avaliando sua eficácia na coleta de dados, o papel da programação no ensino e os impactos dessas ferramentas na percepção e aplicabilidade dos conteúdos pelos alunos. Para a coleta de informações, utilizou-se uma abordagem bibliográfica e experimental, fundamentada em referenciais teóricos sobre o uso de tecnologias no ensino de Ciências. A análise revelou que a implementação desses dispositivos facilitou a compreensão de conceitos físicos, tornando as aulas mais interativas. A revisão da literatura destacou o impacto das inovações tecnológicas na educação, promovendo maior engajamento dos estudantes e o desenvolvimento de habilidades analíticas. Além disso, os desafios da Física Experimental evidenciaram a necessidade de adaptação metodológica e da adoção de estratégias inovadoras que integrem robótica e experimentação, alinhando-se à evolução dos recursos digitais. Os resultados confirmam que o uso de dispositivos programáveis pode enriquecer a prática experimental no Ensino Médio, tornando-a mais dinâmica, acessível e envolvente. Esses achados reforçam a importância da incorporação de novas ferramentas ao contexto educacional, visando aprimorar o ensino-aprendizagem e estimular o interesse dos alunos pela disciplina. | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Arduino | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Física experimental | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Metodologias ativas | pt_BR |
| dc.subject.en | Arduino | pt_BR |
| dc.subject.en | Experimental physics | pt_BR |
| dc.subject.en | Active methodologies | pt_BR |
| local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3292811393795929 | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | MNPEF - Dissertações defendidas na UFC | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_rgsilva.pdf | 8,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.