Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83363Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Coelho, Afrânio de Araújo | - |
| dc.contributor.author | Santos, Valtercio Torquato dos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-11T11:31:40Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-11T11:31:40Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Valtercio Torquato dos. Simulações de física com o geogebra: uma proposta de integração de Tic na prática docente. 2025. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83363 | - |
| dc.description.abstract | This study presents, as an educational product, a set of six video lessons available on the YouTube channel Physics Simulations in GeoGebra, aimed at teaching the construction of computer-based simulations using the GeoGebra software. The video lessons were developed with the purpose of enabling teachers to integrate virtual simulations into their teaching practices, making classes more dynamic and engaging, as well as providing students with an interactive approach to understanding physical concepts. The research is based on two main ideas: Seymour Papert's Constructionism, which supports using digital technologies to help people learn actively, and Carl Rogers' Student-Centered Approach, which focuses on encouraging independence, motivation, and creating a supportive learning environment. The adopted methodology included the production of the video lessons, focusing on topics from classical mechanics, as well as the implementation of the educational product in two distinct contexts: with teachers from the National Professional Master’s Program in Physics Teaching (NPMPPT), affiliated with the Federal University of Ceará (FUC – Polo 43), and with first-year high school students from a public school in the state of Ceará, Brazil. The teachers evaluated the video lessons using structured forms, while the students participated in hands-on simulation-building activities and completed both a pre-test and a post-test. The results indicate that the use of GeoGebra expanded access to virtual experiments, enhanced conceptual understanding of the covered topics, and strengthened teachers' autonomy in developing interactive educational materials. It is concluded that using simulations in physics teaching with GeoGebra is a practical and effective way to address teaching challenges, encouraging new ideas in education, including more access to digital tools, and promoting real learning. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Simulações de física com o geogebra: uma proposta de integração de TIC na prática docente | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho apresenta, como produto educacional, um conjunto de seis videoaulas disponíveis no canal do YouTube Simulações de Física no GeoGebra, cujo objetivo é ensinar a construção de simulações computacionais utilizando o software GeoGebra. As videoaulas foram elaboradas com a finalidade de capacitar professores a integrar simulações virtuais em suas práticas pedagógicas, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas, além de proporcionar aos estudantes uma abordagem interativa para a compreensão de conceitos físicos. A pesquisa fundamenta-se em duas abordagens teóricas: o Construcionismo, proposto por Seymour Papert, que sustenta a utilização de tecnologias digitais como mediadoras da construção ativa do conhecimento, e a Abordagem Centrada no Aluno, de Carl Rogers, que enfatiza a promoção da autonomia, da motivação intrínseca e de um ambiente de aprendizagem acolhedor e significativo. A metodologia adotada incluiu a produção das videoaulas, com ênfase em tópicos da Mecânica Clássica, bem como a aplicação do produto educacional em dois contextos distintos: com professores do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), vinculado ao Polo 43 da Universidade Federal do Ceará (UFC), e com estudantes da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública do Estado do Ceará. Os professores avaliaram as videoaulas por meio de formulários estruturados, enquanto os estudantes participaram de atividades práticas de construção de simulações, além de responderem a um pré-teste e a um pós-teste. Os resultados obtidos evidenciam que o uso do GeoGebra ampliou o acesso a experimentos virtuais, favoreceu a compreensão conceitual dos conteúdos abordados e contribuiu para fortalecer a autonomia docente na elaboração de materiais didáticos interativos. Conclui-se que a integração de simulações no Ensino de Física, mediada pelo GeoGebra, representa uma estratégia viável e eficaz para superar desafios pedagógicos, promovendo inovação didática, inclusão digital e aprendizagem significativa. | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | ensino de física | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | tic | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | GeoGebra | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | simulações computacionais | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | formação docente | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | videoaulas | pt_BR |
| dc.subject.en | physics education | pt_BR |
| dc.subject.en | ict | pt_BR |
| dc.subject.en | GeoGebra | pt_BR |
| dc.subject.en | computational simulations | pt_BR |
| dc.subject.en | teacher training | pt_BR |
| dc.subject.en | video lessons | pt_BR |
| local.author.orcid | https://orcid.org/0009-0005-7053-2437 | pt_BR |
| local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/6241232039380281 | pt_BR |
| local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/1578697770719732 | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | MNPEF - Dissertações defendidas na UFC | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_vtsantos.pdf | 5,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.