Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83340
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Igor Monteiro-
dc.contributor.authorBarros, Naiara Alves Sena-
dc.date.accessioned2025-11-10T16:40:48Z-
dc.date.available2025-11-10T16:40:48Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationBARROS, Naiara Alves Sena. Sociologia atrativa, juventude protagonista: o uso das metodologias ativas no ensino de sociologia. 2025. 127 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83340-
dc.description.abstractIn the present work, Sociology is analyzed beyond being a component of the High School Curriculum; it is seen as a fundamental instrument for understanding a society that presents diverse demands and challenges. Teaching sociological themes within the context of public high school education should primarily aim to guide social actors toward the pursuit of autonomy, based on the development of their critical thinking skills. This, in turn, enables them to unveil social realities and phenomena, with the goal of re-signifying their own realities while focusing on a citizen-centered education. This study is a pedagogical intervention carried out through the design of didactic sequences, which investigated the teaching-learning process of the Sociology curriculum component in a high school in Teresina, Piauí. Active methodologies were employed as a means to enable meaningful and engaging learning of themes related to sociology. The activities included flipped classroom sessions with sociological debates, film screenings ("sociocinema"), the "respond or pass?" dynamic, thematic seminars, an event called "sociological break," and other interactive strategies based on conversation circles. The active methodologies used in sociology teaching encourage students to reflect on their own realities in a meaningful and proactive way. This research is justified by the need to promote youth protagonism through the awakening of critical and reflective consciousness among young people, using active methodologies in the teaching of sociology. Thus, this work aims to encourage the use of didactic sequences that make the teaching of sociology more attractive, providing enriching experiences for both students and teachers, in and beyond the classroom.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSociologia atrativa, juventude protagonista: o uso das metodologias ativas no ensino de sociologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo presente trabalho a Sociologia é analisada para além de um componente do Currículo do Ensino Médio, é vista como um instrumento basilar para compreender uma sociedade que apresenta demandas e desafios diversos. Ministrar temas sociológicos no chão da escola pública do ensino médio precisa ter como objetivo primeiro o direcionamento dos atores sociais para a busca da autonomia, tendo como base o desenvolvimento do seu senso crítico que os direcione para desnudar as realidades e fenômenos sociais visando ressignificar suas próprias realidades com foco em uma educação cidadã. Este estudo trata-se de uma intervenção pedagógica feita a partir do feitio de sequências didáticas que investigou o processo ensino-aprendizagem do componente curricular de Sociologia no Ensino Médio de uma escola em Teresina - Piauí. O uso de metodologias ativas foi feito como forma de viabilizar uma aprendizagem significativa e atrativa dos temas que permeiam a sociologia, foram realizadas a partir de sala de aula invertida com debates sociológicos, apresentação de filmes - sociocinema, dinâmica “responde ou passa?”, seminários temáticos, evento intitulado intervalo sociológico e outras dinâmicas tendo como base rodas de conversa. As metodologias ativas usadas para o ensino da sociologia, estimula os alunos a refletirem de forma protagonista e significativas sobre suas próprias realidades. A pesquisa se justifica pela necessidade de promover o protagonismo juvenil a partir do despertar da consciência crítica e reflexiva da juventude através do ensino da sociologia fazendo uso das metodologias ativas. Assim, este trabalho visa incentivar o uso de sequências didáticas que torne o ensino da sociologia algo atrativo, proporcionando experiências enriquecedoras para estudantes e professores, tanto em sala de aula quanto fora dela.pt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de sociologiapt_BR
dc.subject.ptbrMetodologias ativaspt_BR
dc.subject.ptbrProtagonismopt_BR
dc.subject.ptbrJuventudept_BR
dc.subject.enSociology teachingpt_BR
dc.subject.enProtagonismpt_BR
dc.subject.enYouthpt_BR
dc.subject.enActive methodologiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/2949224377364426pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5652807412703503pt_BR
local.date.available2025-11-10-
Aparece nas coleções:PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_dis_nasbarros.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.