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Tipo: Dissertação
Título: Política de Educação em Tempo Integral de Fortaleza: avaliação do Programa Aprender Mais Escola em uma escola da rede municipal
Autor(es): Ribeiro, Suely Braga
Orientador: Andrade, Wendel Melo
Palavras-chave em português: Política pública educacional;Programa Mais Educação;Programa Aprender Mais Escola;Educação integral;Avaliação em profundidade
Palavras-chave em inglês: Educational public policy;Program More Education;Program Learn More School;Integral education;In-depth evaluation.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Data do documento: 2025
Citação: Ribeiro, Suely Braga. Política de Educação em Tempo Integral de Fortaleza: avaliação do Programa Aprender Mais Escola em uma escola da rede municipal. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) – Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: Este trabalho analisa de forma crítica e reflexiva o Programa Aprender Mais, na modalidade do Aprender Mais Escola, que objetiva promover a educação em tempo integral nas escolas municipais de Fortaleza. O objetivo da pesquisa consiste em avaliar as contribuições do Programa Aprender Mais Escola na constituição da formação integral dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, com foco no desenvolvimento cognitivo, social e emocional que compõem a formação escolar dos discentes, de acordo com a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A investigação caracteriza-se como um estudo qualitativo, exploratório e descritivo. Utiliza técnicas de coleta de dados como análises documentais, entrevistas semiestruturadas e observação participante, adotando como avaliação da política a perspectiva da avaliação em profundidade conforme preconiza a Rodrigues (2011; 2016). A análise dos dados está organizada em categorias temáticas, permitindo avaliar o desempenho cognitivo dos estudantes e os impactos socioemocionais almejados pelo programa. O estudo bibliográfico realizado contextualiza a política de educação em tempo integral no Brasil destacando a importância dessa abordagem para a formação integral dos alunos. O levantamento revela que a educação em tempo integral não se limita à ampliação da carga horária, mas envolve uma reestruturação do currículo e a oferta de atividades diversificadas que promovam o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes. Esta pesquisa se fundamenta em documentos legais e autores como; Brasil (2017), Oliveira (2023), Leclerc; Moll (2012), Gil (2008), Bardin (2016), Franco (2018), Orlandi (1987), entre outros. Os resultados da pesquisa evidenciam que o Programa Aprender Mais Escola contribuiu para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes do 5º ano. No entanto, foram identificados desafios para a consolidação da política, como a necessidade de melhor formação dos monitores, a inclusão do programa nas formações continuadas dos professores, as limitações estruturais das escolas e a falta de materiais pedagógicos específicos. Esses fatores indicam que, embora a iniciativa apresente contribuições relevantes, depende de investimentos que assegurem maior integração pedagógica, apoio institucional e condições adequadas
Abstract: This work analyzes critically and comprehensively the Learn More Program, in the modality of Learn More School, which aims to promote full-time education in municipal schools in Fortaleza. The objective of the research is to evaluate the contributions of the Learn More School Program in the constitution of the integral formation of 5th grade elementary school students, focusing on the cognitive, social and emotional development that make up the according to the perspective of the National Common Curricular Base (BNCC). The research is characterized as a qualitative and exploratory study. It uses data collection techniques such as documentary analysis, semi-structured interviews and questionnaires, as well as has the perspective of in-depth evaluation as recommended by Rodrigues (2011:2016). The data analysis is organized in thematic categories, allowing to evaluate the cognitive performance of students and the socioemotional impacts desired by the program. The bibliographic study contextualizes the policy of full-time education in Brazil highlighting the importance of this approach for the integral training of students. The survey reveals that full-time education is not limited to the expansion of hours, but involves a restructuring of the curriculum and the offer of diversified activities that promote the cognitive, social and emotional development of students. This research is based on legal documents and authors such as; Brazil (2017), Oliveira (2023), Leclerc; Moll (2012), Gil (2008), Bardin (2016), Franco (2018), Orlandi (1987), among others. The research results show that the Aprender Mais Escola Program contributed to the cognitive and socioemotional development of 5th-grade students. However, significant challenges were identified for the consolidation of the policy, such as the need for better training of monitors, the inclusion of the program in teachers’ continuing education, the structural limitations of schools, and the lack of specific teaching materials. These factors indicate that, although the initiative has positive impacts, its effectiveness depends on investments that ensure greater pedagogical integration, institutional support, and adequate conditions for the sustainability of the proposal.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83304
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/3927713280460417
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0001-8921-7326
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2339284655582088
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

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