Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83277
Tipo: Dissertação
Título: Espaços urbanos e o pertencimento juvenil: uma leitura sociológica sobre o identitário com o bairro
Autor(es): Ribeiro, Alan Tavares
Orientador: Lima Filho, Irapuan Peixoto
Palavras-chave em português: Sociologia Urbana;Cidade;Juventudes;Pertencimento
Palavras-chave em inglês: Urban Sociology;City;Youth;Belonging
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Data do documento: 2025
Citação: RIBEIRO, Alan Tavares. Espaços urbanos e o pertencimento juvenil: uma leitura sociológica sobre o identitário com o bairro. 2025. 96 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: Este trabalho apresenta uma sequência didática realizada durante o Mestrado Profissional em Ensino de Sociologia, na linha de pesquisa Juventudes e questões contemporâneas. Com o objetivo de pesquisar sobre as relações identitárias dos estudantes do Ensino Médio com o bairro em que residem, a partir de reflexões sobre a Sociologia Urbana, Juventudes e Pertencimento. O Espaço Urbano é objeto de estudos de diferentes áreas de conhecimento, para as Ciências Sociais é fundamental a compreensão da cidade a partir do contexto de sua história, suas relações coletivas e conexões com processos de expressão da vida social, como a análise da cidade produto da reprodução do cotidiano. Enquanto disciplina escolar, a Sociologia tem muito a contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico sobre o espaço urbano, pois promove o contato do aluno com sua realidade, confrontando-o com realidades locais e de uma espacialidade mais distantes. Como metodologias para o estudo sobre a cidade, foram desenvolvidas ações com o uso de material audiovisual, músicas, aulas em campo e oficina de Cartografia Social. O presente trabalho elenca metodologias que podem contribuir com a prática docente, nos estudos sobre a cidade, potencializando a compreensão dos conceitos sociológicos e a apreensão do sentimento de pertença dos estudantes para com a cidade e o bairro em que residem.
Abstract: This paper presents a teaching sequence carried out during the Professional Master's Degree in Sociology Teaching, in the research area of Youth and Contemporary Issues. The aim was to research the identity relationships of high school students with the neighborhood in which they live, based on reflections on Urban Sociology, Youth, and Belonging. Urban space is the subject of studies in different areas of knowledge. For the social sciences, it is essential to understand the city from the context of its history, its collective relationships, and its connections with processes of social expression, such as the analysis of the city as a product of the reproduction of everyday life. As a school subject, sociology has much to contribute to the development of critical thinking about urban space, as it promotes students' contact with their reality, confronting them with local realities and more distant spatialities. As methodologies for the study of the city, actions were developed using audiovisual material, music, field classes, and a social cartography workshop. This paper lists methodologies that can contribute to teaching practice in the study of the city, enhancing students' understanding of sociological concepts and their sense of belonging to the city and neighborhood in which they live.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83277
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/6440021604250987
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-6669-2471
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6126704039312729
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_dis_atribeiro.pdf3,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.