Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83230| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Educação, gênero e diversidade: ressignificando espaços e identidade uma intervenção didática |
| Autor(es): | Oliveira, Mayara Gomes |
| Orientador: | Lopes, Monalisa Soares |
| Palavras-chave em português: | Intervenção didática;Gênero e diversidade;Educação |
| Palavras-chave em inglês: | Didactic intervention;Gender and diversity;Education |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | OLIVEIRTA, Mayara Gomes. Educação, gênero e diversidade: ressignificando espaços e identdade uma intervenção didática. 2025. 146 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | Este trabalho apresenta uma intervenção didática sobre Gênero e Diversidade realizada em uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI), no Ceará. A intervenção foi desenvolvida na disciplina eletiva "Gênero e Diversidade", com o objetivo de promover reflexões críticas sobre questões de Gênero e Diversidade, ressignificando os espaços e identidades. Fundamentada em uma abordagem sociológica, a proposta buscou articular teoria e prática para fomentar o respeito à diversidade, estimulando o protagonismo dos(as) discentes como agentes de transformação social. Neste trabalho foi proposto planos de aulas que abordam conceitos fundamentais de gênero, diversidade e identidade, interligando-os com a vivência e a realidade dos(as) estudantes. Os planos de aula foram estruturados com base na Pedagogia Histórico-Crítica, que orienta a educação como uma prática transformadora, voltada para a emancipação humana por meio da compreensão crítica da realidade. Essa abordagem pedagógica buscou articular o conhecimento escolar com as vivências sociais, possibilitando aos(as) estudantes não apenas a aquisição de saberes, mas também o questionamento das relações de poder e das estruturas sociais que sustentam as desigualdades. A pesquisa destacou a importância da escola como espaço de socialização e transformação, promovendo uma educação mais inclusiva e equitativa, alinhada às demandas contemporâneas por justiça social e respeito às diferenças. |
| Abstract: | This work presents a didactic intervention on Gender and Diversity carried out in a Full-Time High School (EEMTI) in Ceará. The intervention was developed within the elective subject "Gender and Diversity", aiming to promote critical reflections on gender and diversity issues, re-signifying spaces and identities. Grounded in a sociological approach, the proposal sought to connect theory and practice to foster respect for diversity, encouraging students' protagonism as agents of social transformation. The work proposed lesson plans addressing key concepts of gender, diversity, and identity, linking them to the students’ experiences and realities. These lesson plans were structured based on Historical-Critical Pedagogy, which guides education as a transformative practice aimed at human emancipation through critical understanding of reality. This pedagogical approach sought to articulate school knowledge with social experiences, enabling students not only to acquire knowledge but also to question power relations and the social structures that sustain inequalities. The research highlighted the importance of school as a space for socialization and transformation, promoting a more inclusive and equitable education aligned with contemporary demands for social justice and respect for differences. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83230 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/6719371444568160 |
| ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-0513-2219 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/2215865347230824 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_mgoliveira.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.