Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83211| Tipo: | TCC |
| Título : | Estequiometria: uma proposta de atividade experimental investigativa no ensino médio |
| Título en inglés: | Stoichiometry: a proposal for an experimental activity investigative in high school |
| Autor : | Mota, José Evandro Rodrigues |
| Tutor: | Cunha, Pablyana Leila Rodrigues da |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Estequiometria;Atividade experimental investigativa;Ensino de química;Ensino básico |
| Palabras clave en inglés: | Stoichiometry;Investigative experimental activity;Chemistry teaching;Basic education |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | MOTA, José Evandro Rodrigues. Estequiometria: uma proposta de atividade experimental investigativa no ensino médio. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | O ensino básico enfrenta muitos desafios, como a precariedade de recursos financeiros e falta de infraestrutura adequada aos estudantes e defasagem na formação acadêmica, tanto do docente, como do discente. Tendo isso em vista, olhando para a grande área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, é perceptível que os estudantes possuem certas dificuldades no processo de aprendizado, em específico na disciplina de Química, devido a alguns fatores além dos mencionados anteriormente, sendo eles: conceitos que são encarados como de difícil compreensão e aulas que não consideram o contexto em que os estudantes estão inseridos. Um dos conteúdos que é mais relatado na literatura como sendo de difícil aprendizagem é o conteúdo de Estequiometria, devido a sua dificuldade, tanto para ensinar de uma forma mais lúdica e prática, como de compreendê-lo devido aos vários conceitos e definições que se deve saber e a sua grande base, a matemática. Uma ferramenta a ser utilizada em sala de aula para amenizar essa problemática seria a abordagem da Atividade Experimental Investigativa (AEI). O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de uma proposta para trabalhar dentro do conteúdo de Estequiometria, o assunto de reagente em excesso no ensino médio utilizando como ferramenta pedagógica a AEI a fim de desenvolver algumas habilidades cognitivas nos estudantes. Para isso, foi realizado uma pesquisa de caráter quantitativo-qualitativo, onde foi abordado dentro do tema de Estequiometria o conteúdo de reagente em excesso, através da metodologia de Atividade Experimental Investigativa associada ao método de Estudo de Caso, sendo aplicado com 33 alunos de uma turma de 2º ano do ensino médio da EEMTI Romeu de Castro Menezes localizada na comunidade Nova Metrópole no município de Caucaia-CE. A abordagem e aplicação da metodologia em sala de aula foi realizada de tal modo que tornou possível a discussão de exemplos do cotidiano dos alunos. O tratamento dos dados revelou que 75 % dos grupos conseguiram desenvolver e confirmar com satisfação suas hipóteses acerca da problemática apresentada no caso desenvolvido. Com relação as respostas do Questionário de Percepção, cerca de 82 % avaliaram positivamente. A atividade proposta, ao confirmarem que conseguiram compreender satisfatoriamente o problema apresentado, 64 % concordaram que a atividade os possibilitou a encontrar a solução do problema e em torno de 58 % afirmaram que a AEI facilitou a compreensão dos conceitos de reagente em excesso, atestando assim, o potencial da metodologia abordada. |
| Abstract: | Basic education faces many challenges, such as scarce financial resources, a lack of adequate infrastructure for students, and a gap in academic training for both teachers and students. Considering this, looking at the broad field of Natural Sciences and their Technologies, it is clear that students experience certain learning difficulties, particularly in Chemistry, due to factors beyond those mentioned above, such as concepts that are considered difficult to understand and classes that fail to consider the context in which students are immersed. One of the subjects most frequently reported in the literature as being difficult to learn is Stoichiometry, due to its difficulty both in teaching in a more playful and practical way and in understanding due to the numerous concepts and definitions required and its fundamental foundation, mathematics. One tool to be used in the classroom to alleviate this problem would be the Investigative Experimental Activity (IEA) approach. This study aims to develop a proposal for addressing the topic of excess reagent within the Stoichiometry curriculum in high school, using the IEI as a pedagogical tool to develop students' cognitive skills. To this end, a quantitativequalitative study was conducted addressing the topic of excess reagent within the Stoichiometry curriculum. The study used the Investigative Experimental Activity methodology combined with the Case Study method. The study was applied to 33 second-year high school students from the Romeu de Castro Menezes State High School (EEMTI) located in the Nova Metrópole community in the municipality of Caucaia, Ceará. The methodology was applied in the classroom in such a way as to allow for discussion of examples from the students' daily lives. Data analysis revealed that 75% of the groups were able to develop and confirm their hypotheses regarding the problem presented in the case study. Regarding the responses to the Perception Questionnaire, approximately 82% gave a positive evaluation. The proposed activity, when confirming that they were able to satisfactorily understand the problem presented, 64% agreed that the activity enabled them to find the solution to the problem and around 58% stated that the AEI facilitated the understanding of the concepts of excess reagent, thus attesting to the potential of the methodology addressed |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83211 |
| ORCID del autor: | 0009000653175287 |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/2120213113813093 |
| Lattes del tutor: | 2439376096353996 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_jermota.pdf | 4,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.