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Tipo: TCC
Título: O uso de estudo de caso para o ensino de questões ambientais através da temática polímeros
Título em inglês: Using case studies to teach environmental issues through the theme of polymers
Autor(es): Castro, Victor Cunha
Orientador: Cunha, Pablyana Leila Rodrigues da
Palavras-chave em português: Argumentação;Ensino de Química;Estudo de caso;Polímeros
Palavras-chave em inglês: Argumentation;Chemistry Teaching;Case study;Polymers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Data do documento: 2025
Citação: CASTRO, Victor Cunha. O uso de estudo de caso para o ensino de questões ambientais através da temática polímeros. 2025. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo implementar e avaliar uma sequência didática alinhada às diretrizes do Novo Ensino Médio, com vistas a promover o protagonismo estudantil e ressignificar o ensino de Química por meio do estímulo ao pensamento crítico e à argumentação. A abordagem adotada concentrou-se na dualidade do plástico — seus benefícios socioeconômicos versus os impactos ambientais e à saúde — contextualizando a problemática e incentivando reflexões sobre a necessidade de desenvolvimento de novos materiais, especialmente à luz das condições de populações em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A intervenção foi realizada com uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Fortaleza (CE), sendo composta por cinco etapas: aplicação de um questionário, uma aula expositiva sobre polímeros, reaplicação do mesmo questionário para aferição de ganhos conceituais imediatos, aplicação do estudo de caso intitulado "Quem dera que fosse um verme...", e a apresentação da proposta de júri simulado. Embora a terceira aula previsse a realização do júri com debates orais entre os grupos, representando diferentes perspectivas sobre o uso do plástico, a baixa adesão dos estudantes inviabilizou sua concretização, limitando a atividade à entrega dos argumentos por escrito. Ao final da sequência didática, foram aplicados um questionário final de conhecimentos e outro de percepção sobre a metodologia. A análise comparativa entre os questionários iniciais revelou avanços significativos na aprendizagem conceitual dos estudantes sobre polímeros, sobretudo após a aula expositiva. O questionário final confirmou uma apropriação mais consolidada dos conteúdos, bem como uma compreensão ampliada sobre a natureza dual do plástico. As argumentações desenvolvidas no contexto do estudo de caso apresentaram estrutura lógica satisfatória e boa identificação das problemáticas centrais. No entanto, observaram-se limitações quanto à fundamentação científica, ao uso de vocabulário técnico e à articulação com fontes confiáveis. Em relação à percepção discente, a maioria demonstrou neutralidade quanto à repetição do estudo de caso e rejeição expressa à metodologia do júri simulado, indicando certa apatia ou desinteresse frente à proposta. Tais resultados evidenciam a importância de estratégias pedagógicas complementares que favoreçam maior engajamento e participação dos estudantes, sobretudo em atividades que demandam exposição oral e argumentação fundamentada, como o júri simulado
Abstract: This work aimed to implement and evaluate a pedagogical intervention aligned with the guidelines of Brazil's New High School Reform, seeking to promote student agency and reframe Chemistry education through the stimulation of critical thinking and argumentation. The adopted approach focused on the duality of plastic—its socioeconomic benefits versus environmental and health impacts—contextualizing the issue and encouraging reflections on the need for new material development, especially in light of socioeconomically vulnerable populations. The intervention was carried out with a 3rd-year High School class from a public school in Fortaleza, Ceará State, and consisted of five stages: application of an questionnaire, a lecture on polymers, reapplication of the same instrument to measure immediate conceptual gains, development of the case study titled "Quem dera que fosse um verme..." ("If Only It Were a Worm..."), and introduction of the mock trial activity. Although the third class planned to hold the mock trial with oral debates between groups representing different perspectives on plastic use, low student participation prevented its execution. This limited the activity to the written submission of arguments. Upon completion of the didactic sequence, a final knowledge questionnaire and a perception survey about the methodology were administered. Comparative analysis of the initial questionnaires revealed significant advances in students' conceptual learning about polymers, particularly after the lecture. The final questionnaire confirmed more consolidated content mastery and a broader understanding of plastic’s dual nature. Arguments developed during the case study displayed satisfactory logical structure and effective identification of core issues. However, limitations were observed regarding scientific grounding, use of technical vocabulary, and engagement with reliable sources. Regarding student perception, most expressed neutrality toward repeating the case study methodology and explicit rejection of the mock trial, indicating some apathy or disinterest toward the proposal. These results highlight the importance of complementary pedagogical strategies to foster greater student engagement and participation, especially in activities requiring oral presentation and evidence-based argumentation, such as the mock trial.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83153
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/8332904746609751
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2439376096353996
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

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