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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83152| Tipo: | TCC |
| Título: | Avaliação do áudio na experiência do jogador no jogo híbrido "Destinos" |
| Autor(es): | Reis, Ruan Diego Guimarães do Nascimento |
| Orientador: | Jucá, Paulyne Matthews |
| Coorientador: | Souza Filho, José Cezar Junior de |
| Palavras-chave em português: | jogos híbridos;experiência do jogador;playtest |
| CNPq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO: METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO: ENGENHARIA DE SOFTWARE |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | REIS, Ruan Diego Guimarães do Nascimento. Avaliação do áudio na experiência do jogador no jogo híbrido "Destinos". 2025. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Campus de Quixadá, Universidade Federal do Ceará, Quixadá, 2025. |
| Resumo: | Opresente trabalho tem como objetivo avaliar o impacto do áudio na experiência do jogador no jogo híbrido Destinos. Os jogos híbridos combinam elementos analógicos e digitais, buscando ampliar a imersão e o engajamento dos jogadores. Nesse contexto, o áudio, por meio de trilhas sonoras, narrações e efeitos, pode desempenhar papel relevante na construção da atmosfera e na intensificação da experiência lúdica. Para investigar essa influência, foram realizados playtests com grupos de jogadores, em sessões com e sem o uso de elementos sonoros, seguidos de entrevistas semiestruturadas para coleta de percepções. Os dados foram analisados de forma qualitativa, considerando observações diretas e relatos dos participantes. Os resultados indicaram que o som contribuiu positivamente para a imersão e o envolvimento emocional, atuando como umpotencializador da experiência, embora não tenha sido determinante para a apreciação geral do jogo. Também foi observado que fatores como familiaridade com o gênero e o ambiente físico de jogo influenciaram significativamente o nível de engajamento dos participantes. Conclui-se que o áudio tem papel essencial na amplificação da imersão em jogos híbridos, desde que utilizado de forma equilibrada e contextualizada com os demais elementos da experiência. |
| Abstract: | This study aims to evaluate the impact of audio on player experience in the hybrid board game Destinies. Hybrid games combine analog and digital elements to enhance player immersion and engagement. In this context, audio, through soundtracks, narration, and effects, can play an important role in building atmosphere and intensifying the ludic experience. To investigate this influence, playtests were conducted with groups of players, in sessions both with and without sound elements, followed by semi-structured interviews to collect their perceptions. Data were qualitatively analyzed through direct observation and participants’ reports. The results showed that sound contributed positively to immersion and emotional engagement, acting as an enhancer of the experience, although it was not decisive for the overall enjoyment of the game. It was also observed that factors such as familiarity with the game genre and the physical environment influenced the level of player engagement. The study concludes that audio plays an essential role in amplifying immersion in hybrid games when used in balance and in harmony with other experiential elements. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83152 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/2812695592756155 |
| ORCID do Coorientador: | https://orcid.org/0000-0002-1084-478X |
| Currículo Lattes do Coorientador: | http://lattes.cnpq.br/8371277471154278 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - QUIXADÁ - TCC |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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