Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83148
Tipo: TCC
Título: Storytelling como estratégia didática no ensino de Química: uma abordagem criativa com o anime Naruto para a compreensão da Tabela Periódica
Título em inglês: Storytelling as a teaching strategy in Chemistry teaching: a creative approach with the anime Naruto for understanding the Periodic Table
Autor(es): Severino, Emilly Maria de Castro
Orientador: Cunha, Pablyana Leila Rodrigues da
Palavras-chave em português: Storytelling;Ensino de Química;Tabela Periódica;Metodologias ativas;Cultura pop;Naruto
Palavras-chave em inglês: Storytelling;Chemistry Teaching;Periodic Table;Active learning;Pop Culture;Naruto
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Data do documento: 2025
Citação: SEVERINO, Emilly Maria de Castro. Storytelling como estratégia didática no ensino de Química: uma abordagem criativa com o anime Naruto para a compreensão da Tabela Periódica. 2025. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: Este trabalho investigou a utilização do storytelling como estratégia didática no ensino de Química, com foco na compreensão da Tabela Periódica por estudantes do 1º ano do Ensino Médio. A proposta se desenvolveu a partir da identificação de desafios recorrentes enfrentados pelos alunos, como a dificuldade de compreender os grupos químicos, propriedades periódicas e a lógica da organização da Tabela. Para tornar o conteúdo mais acessível, foi criada uma narrativa inspirada no universo do anime Naruto, em que os grupos químicos foram representados como clãs ninjas, dotados de características simbólicas relacionadas às propriedades dos elementos. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa. A intervenção incluiu aula expositiva, leitura da narrativa, uso de cards ilustrativos, atividades em grupo e aplicação de questionários antes, durante e após a sequência didática. Os dados revelaram que o storytelling despertou maior interesse e motivação, especialmente na turma que se mostrou mais engajada, percebidos pelo questionário de percepção. Houve avanços significativos na compreensão de conceitos como grupos, períodos, reatividade e número atômico. A análise dos questionários demonstrou um aumento expressivo no número de acertos após a atividade com narrativa. Mais de 90% dos estudantes relataram que o uso da história e dos personagens facilitou a fixação do conteúdo. Além disso, o uso de analogias com clãs de Naruto permitiu que os estudantes construíssem significados simbólicos e emocionais, o que pode contribuir para um maior interesse na compreensão dos conceitos. A proposta também desenvolveu habilidades como oralidade, trabalho em grupo, argumentação e pensamento crítico, de acordo com as competências da BNCC. Conclui-se que o uso do storytelling, aliado à cultura pop e a uma abordagem lúdica, pode ser uma ferramenta pedagógica importante, capaz deressignificar conteúdos complexos como a Tabela Periódica. Ao estabelecer pontes entre o universo juvenil e o saber científico, essa metodologia pode promover uma aprendizagem mais ativa no ensino de Ciências.
Abstract: This study investigated the use of storytelling as a didactic strategy in Chemistry education, focusing on first-year high school students' understanding of the Periodic Table. The proposal emerged from the identification of recurring challenges faced by students, such as difficulties in grasping chemical groups, periodic properties, and the logic behind the organization of the table. To make the content more accessible, a narrative inspired by the anime Naruto was created, in which chemical groups were represented as ninja clans, each with symbolic characteristics related to the properties of the elements. A qualitative methodology was adopted. The intervention included a lecture, narrative reading, illustrated cards, group activities, and the application of questionnaires before, during, and after the didactic sequence. The data revealed that storytelling increased interest and motivation, especially in the most engaged class, as perceived through the perception questionnaire. Significant progress was observed in the understanding of concepts such as groups, periods, reactivity, and atomic number. The analysis showed a notable increase in correct answers after the storytelling-based activity. Over 90% of the students reported that the use of the story and characters helped them better retain the content. Furthermore, the analogy with Naruto clans allowed students to construct symbolic and emotional meanings, potentially fostering greater interest in understanding scientific concepts. The proposal also developed skills such as orality, teamwork, argumentation, and critical thinking, aligned with Brazil’s National Common Curricular Base (BNCC). It is concluded that storytelling, combined with pop culture and a playful approach, can be an important pedagogical tool, capable of re-signifying complex content like the Periodic Table. By building bridges between youth culture and scientific knowledge, this methodology may promote more active learning in Science education.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83148
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/00090002218011703509
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/0845418011703509
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2439376096353996
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tcc_emcseverino.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.