Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83126
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorClemente, Cludenilson da Silva-
dc.contributor.authorMesquita, Marcos Ernande da Silva-
dc.date.accessioned2025-10-16T21:53:30Z-
dc.date.available2025-10-16T21:53:30Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationMESQUITA, Marcos Ernande da Silva. A construção de pilhas de baixo custo como estratégia facilitadora para o ensino de eletroquímica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83126-
dc.description.abstractThis study was based on the use of experiments with electrochemical cells, built with low-cost materials, in chemistry teaching. Due to the high complexity of electrochemistry in high school, the objective of the proposal was to facilitate the assimilation of this branch of chemistry, especially the galvanic processes common in cells and batteries, through experiments that included the clarification of the theory. The methodology involved, in addition to theoretical classes, which served as a basis for the experiments, the construction of Alessandro Volta and Daniell cells, adapted with alternative materials, and the use of these devices to promote the functioning of electronics, in addition to the understanding of the functioning of conventional cells and batteries. The study was carried out in a public high school, located in Fortaleza, in three classes of the second year of high school, with a total of 49 students. Data collection was carried out through the use of two questionnaires, one that preceded the theoretical class, and another that followed the end of the entire intervention, after the experimental class. Furthermore, after the quantitative and qualitative analysis of the responses given to the initial and final questionnaire, it was found that this work promoted a notable assimilation of the essential concepts of this branch of chemistry and allowed students to understand the content through the complementarity between theory and practice. Finally, it was concluded that the use of experiments, even if adapted, in the teaching of chemistry is a considerably effective strategy to promote more solid learning and engage students in the study of this science.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA construção de pilhas de baixo custo como estratégia facilitadora para o ensino de eletroquímicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho teve como premissa o uso de experimentos de pilhas eletroquímicas, construídas com materiais de baixo custo, no ensino de química. Devido a alta complexidade que a eletroquímica apresenta no ensino médio, o objetivo da proposta consistiu em viabilizar a assimilação desse ramo da química, em especial os processos galvânicos, comuns de pilhas e baterias, através de experimentos que contemplassem o esclarecimento da teoria. A metodologia envolveu, além de aulas teóricas, que serviram de base para os experimentos , a construção de pilhas de Alessandro Volta e Daniell, adaptadas com materiais alternativos, e o uso desses dispositivos para promover o funcionamento de eletrônicos, além do entendimento do funcionamento de pilhas e baterias convencionais. O trabalho foi realizado em uma escola de ensino médio pública, localizada em Fortaleza, em três turmas do segundo ano do ensino médio, com um total de 49 alunos. A coleta de dados foi realizada mediante o uso de dois questionários, um que antecedeu a aula teórica, outro que sucedeu o fim de toda a intervenção, após a aula experimental. Ademais, após a análise quantitativa e qualitativa das respostas dadas ao questionário inicial e final, verificou-se que este trabalho promoveu uma otória assimilação dos conceitos essenciais desse ramo da química e permitiu que os discentes entendessem o conteúdo através da complementaridade entre teoria e prática. Por fim, concluiu-se que o uso de experimentos, mesmo que adaptados, no ensino de química é uma estratégia consideravelmente eficaz para promover uma aprendizagem mais sólida e engajar os alunos para o estudo dessa ciência.pt_BR
dc.title.enThe construction of low-cost batteries as a facilitating strategy for teaching electrochemistrypt_BR
dc.subject.ptbrCélulas galvânicaspt_BR
dc.subject.ptbrPilha de limãopt_BR
dc.subject.ptbrPilha voltaicapt_BR
dc.subject.ptbrMultímetro digitalpt_BR
dc.subject.ptbrMateriais alternativospt_BR
dc.subject.enGalvanic cellspt_BR
dc.subject.enLemon cellpt_BR
dc.subject.enVoltaic cellpt_BR
dc.subject.enDigital multimeterpt_BR
dc.subject.enAlternative materialspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
local.author.lattes0645876788462081pt_BR
local.advisor.orcid0000000252270964pt_BR
local.advisor.lattes2531147656076238pt_BR
local.date.available2025-10-16-
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
autorização_marcos_mesquita.pdfAUTORIZAÇÃO PARA O REPOSITÓRIO1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2025_tcc_medasmesquita.pdf5,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.