Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8310
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pinheiro , Ana Karina Bezerra | - |
dc.contributor.author | Holanda, Viviane Rolim de | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-18T13:29:48Z | - |
dc.date.available | 2014-06-18T13:29:48Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | HOLANDA, V. R. Hipermídia educacional para o ensino das doenças sexualmente transmissíveis : construção, validação e avaliação. 2014. 143 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8310 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação em Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Educacional | pt_BR |
dc.subject | Hipermídia | pt_BR |
dc.title | Hipermídia educacional para o ensino das doenças sexualmente transmissíveis : construção, validação e avaliação | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O ensino e as pesquisas na área de enfermagem têm procurado adequar-se aos avanços das tecnologias de informação e comunicação. Percebeu-se então a importância de investigar a utilização de uma tecnologia digital na aprendizagem dos futuros profissionais de saúde, em face da repercussão das infecções sexuais no sistema de saúde e a relevância da temática para a formação do enfermeiro. O foco desta investigação foi avaliar o resultado da utilização de hipermídia educativa para aprendizagem de acadêmicos de enfermagem sobre doenças sexualmente transmissíveis. Trata-se de um estudo quase-experimental, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará. Estrutura-se em quatro etapas: 1) construção da hipermídia; 2) validação por especialistas; 3) avaliação da aprendizagem; e 4) avaliação pelos alunos. Na primeira etapa, fez-se um amplo resgate da literatura de modo a disponibilizar as principais referências e consensos existentes sobre a temática. Selecionaram-se as mídias e elaboraram-se o guia do aluno, os objetivos acadêmicos e o conteúdo dos módulos. A hipermídia foi hospedada no ambiente virtual de aprendizagem SOLAR. Na segunda etapa, a hipermídia foi validada por nove especialistas de conteúdo e três especialistas técnicos, definidos a partir de parâmetros adaptados da literatura. Obteve-se índice de validade do conteúdo geral de 0,97 nos itens avaliados (objetivo, conteúdo, relevância, ambiente, funcionalidade, usabilidade e eficiência). Na terceira etapa, participaram 58 acadêmicos de enfermagem divididos em dois grupos semelhantes (controle e intervenção). O grupo controle participou da aula tradicional e o grupo intervenção utilizou a hipermídia no ambiente virtual de aprendizagem. Ambos responderam a um questionário validado sobre o tema (pré e pós-teste). No pós-teste, a média de acertos obteve ganho de 4,20 (30,95%) questões no grupo controle e 6,65 (54,46%) questões no grupo intervenção. Há evidência de aumento da média no pós-teste (p=0,00) do grupo intervenção apontando a aprendizagem online como estratégia tão eficaz quanto a presencial e que pode ser utilizada como recurso de ensino complementar na formação de enfermeiros. Na quarta etapa, a maioria dos acadêmicos de enfermagem avaliou a hipermídia como adequada, tendo como base os antecedentes do conceito aprendizagem online (interação e estímulo, ferramentas de comunicação, material didático, interesse e motivação para aprender, dedicação, disciplina e gerenciamento de tempo, papel do aluno). A atitude do aluno referente à motivação (p=0,001) e ao fato dele acreditar ser responsável por sua aprendizagem (p=0,004) tiveram relação estatisticamente significativa no aumento do número de acertos do pós-teste. Conclui-se que a hipermídia sobre doenças sexualmente transmissíveis está apta a facilitar o processo de ensino/aprendizagem dos acadêmicos de enfermagem. Constitui-se em uma ferramenta de apoio ao ensino presencial que colabora com o processo de formação profissional, tornando a aprendizagem ativa e significativa. | pt_BR |
dc.title.en | Educational hypermedia for teaching sexually transmitted diseases : construction, validation and assessment | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DENF - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_tese_vrholanda.pdf | 6,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.