Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83087Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Olinda, Sahmaroni Rodrigues de | - |
| dc.contributor.author | Freitas, Francisca Veridiana Nunes de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-15T16:40:57Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-15T16:40:57Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | FREITAS, Francisca Veridiana Nunes de. A presença\ausência da educação para as relações étnico raciais e a formação inicial de pedagogos\as na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. 2025. 58 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83087 | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | A presença\ausência da educação para as relações étnico raciais e a formação inicial de pedagogos\as na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o percurso formativo traçado pelos pedagogos(as) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC) em relação à Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), com recorte temático na área da Educação Infantil. O trabalho parte da concepção da necessidade de uma educação alinhada aos parâmetros nacionais, tanto no que diz respeito à prática docente quanto à construção de uma epistemologia centrada nos princípios da ERER, especialmente nos Centros de Educação Infantil. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica que abrangeu as áreas de formação docente, Educação Infantil e relações étnico-raciais, adotando uma abordagem qualitativa que contou com a colaboração de estudantes em formação, participantes da investigação. Como resultado, a pesquisa expôs as perspectivas dos(as) futuros(as) docentes em relação ao tema, evidenciando a correlação entre os eixos investigados. Conclui-se que a FACED/UFC apresenta lacunas formativas significativas no que se refere à Educação para as Relações Étnico-Raciais, especialmente nos contextos da Educação Infantil, destacando a urgência de uma abordagem mais consistente e crítica na formação inicial de pedagogos(as). | pt_BR |
| dc.description.abstract-es | Esta investigación tuvo como objetivo general investigar la trayectoria formativa de los pedagogos(as) de la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Ceará (FACED/UFC) en relación con la Educación para las Relaciones Étnico-Raciales (ERER), con un enfoque temático en el área de la Educación Infantil. El trabajo parte de la concepción de la necesidad de una educación alineada con los parámetros nacionales, tanto en lo que respecta a la práctica docente como a la construcción de una epistemología centrada en los principios de la ERER, especialmente en los Centros de Educación Infantil. La investigación se realizó mediante una revisión bibliográfica que abarcó las áreas de formación docente, Educación Infantil y relaciones étnico-raciales, adoptando un enfoque cualitativo que contó con la colaboración de estudiantes en formación, participantes de la investigación. Como resultado, la investigación expuso las perspectivas de los futuros docentes en relación con el tema, evidenciando la correlación entre los ejes investigados. Se concluye que la FACED/UFC presenta lagunas formativas significativas en lo que se refiere a la Educación para las Relaciones Étnico-Raciales, especialmente en los contextos de la Educación Infantil, destacando la urgencia de un enfoque más consistente y crítico en la formación inicial de pedagogos(as). | pt_BR |
| dc.title.es | La presencia/ausencia de la educación para las relaciones étnico-raciales y la formación inicial de pedagogos en la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Ceará | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Formação docente | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Educação para as relações étnico-raciais | pt_BR |
| dc.subject.es | Educación de la primera infancia | pt_BR |
| dc.subject.es | Formación del profesorado | pt_BR |
| dc.subject.es | Educación para las relaciones étnico-raciales. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| local.author.orcid | https://orcid.org/0009-0004-4511-7787 | pt_BR |
| local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/1332815060664733 | pt_BR |
| local.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-4820-6134 | pt_BR |
| local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/6713868789549498 | pt_BR |
| local.date.available | 2025-10-15 | - |
| Aparece en las colecciones: | PEDAGOGIA - DIURNO - TCC | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2024_tcc_fvnfreitas.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.