Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83087
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOlinda, Sahmaroni Rodrigues de-
dc.contributor.authorFreitas, Francisca Veridiana Nunes de-
dc.date.accessioned2025-10-15T16:40:57Z-
dc.date.available2025-10-15T16:40:57Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationFREITAS, Francisca Veridiana Nunes de. A presença\ausência da educação para as relações étnico raciais e a formação inicial de pedagogos\as na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. 2025. 58 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83087-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA presença\ausência da educação para as relações étnico raciais e a formação inicial de pedagogos\as na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa teve como objetivo geral investigar o percurso formativo traçado pelos pedagogos(as) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC) em relação à Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), com recorte temático na área da Educação Infantil. O trabalho parte da concepção da necessidade de uma educação alinhada aos parâmetros nacionais, tanto no que diz respeito à prática docente quanto à construção de uma epistemologia centrada nos princípios da ERER, especialmente nos Centros de Educação Infantil. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica que abrangeu as áreas de formação docente, Educação Infantil e relações étnico-raciais, adotando uma abordagem qualitativa que contou com a colaboração de estudantes em formação, participantes da investigação. Como resultado, a pesquisa expôs as perspectivas dos(as) futuros(as) docentes em relação ao tema, evidenciando a correlação entre os eixos investigados. Conclui-se que a FACED/UFC apresenta lacunas formativas significativas no que se refere à Educação para as Relações Étnico-Raciais, especialmente nos contextos da Educação Infantil, destacando a urgência de uma abordagem mais consistente e crítica na formação inicial de pedagogos(as).pt_BR
dc.description.abstract-esEsta investigación tuvo como objetivo general investigar la trayectoria formativa de los pedagogos(as) de la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Ceará (FACED/UFC) en relación con la Educación para las Relaciones Étnico-Raciales (ERER), con un enfoque temático en el área de la Educación Infantil. El trabajo parte de la concepción de la necesidad de una educación alineada con los parámetros nacionales, tanto en lo que respecta a la práctica docente como a la construcción de una epistemología centrada en los principios de la ERER, especialmente en los Centros de Educación Infantil. La investigación se realizó mediante una revisión bibliográfica que abarcó las áreas de formación docente, Educación Infantil y relaciones étnico-raciales, adoptando un enfoque cualitativo que contó con la colaboración de estudiantes en formación, participantes de la investigación. Como resultado, la investigación expuso las perspectivas de los futuros docentes en relación con el tema, evidenciando la correlación entre los ejes investigados. Se concluye que la FACED/UFC presenta lagunas formativas significativas en lo que se refiere a la Educación para las Relaciones Étnico-Raciales, especialmente en los contextos de la Educación Infantil, destacando la urgencia de un enfoque más consistente y crítico en la formación inicial de pedagogos(as).pt_BR
dc.title.esLa presencia/ausencia de la educación para las relaciones étnico-raciales y la formación inicial de pedagogos en la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Cearápt_BR
dc.subject.ptbrEducação infantilpt_BR
dc.subject.ptbrFormação docentept_BR
dc.subject.ptbrEducação para as relações étnico-raciaispt_BR
dc.subject.esEducación de la primera infanciapt_BR
dc.subject.esFormación del profesoradopt_BR
dc.subject.esEducación para las relaciones étnico-raciales.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0009-0004-4511-7787pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1332815060664733pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4820-6134pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6713868789549498pt_BR
local.date.available2025-10-15-
Aparece en las colecciones: PEDAGOGIA - DIURNO - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_tcc_fvnfreitas.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.