Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83028| Tipo: | TCC |
| Título: | Uso de analogias sustentáveis para revisão de conceitos de ligações químicas |
| Título em inglês: | Use of sustainable analogies to review chemical bonds concepts |
| Autor(es): | Freitas, Aline Maria da SIlva |
| Orientador: | Nunes, Fátima Miranda |
| Palavras-chave em português: | Aprendizagem significativa;Educação ambiental;Ensino de química;Interdisciplinaridade;metodologias ativas |
| Palavras-chave em inglês: | Meaningful learning;Environmental education;Chemistry teaching;Interdisciplinarity;Active methodologies |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | FREITAS, Aline Maria da SIlva. Uso de analogias sustentáveis para revisão de conceitos de ligações químicas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar a aplicabilidade e a eficácia do uso de analogias, contextualizadas com a sustentabilidade, como estratégia didática na revisão dos conceitos de ligações químicas no ensino médio. A metodologia adotada foi de abordagem mista, qualitativa e quantitativa, com aplicação de questionários diagnósticos e avaliativos, além de atividade prática de construção de analogias pelos próprios alunos. Participaram da pesquisa 38 estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Eusébio de Queiroz, localizada no município de Eusébio, no Ceará. Os dados diagnósticos revelaram que, embora todos os alunos tivessem, ao menos, familiaridade básica com o conteúdo, 53% demonstrava insegurança conceitual e dificuldade de compreensão sobre ligações químicas, e 58% nunca haviam refletido sobre sua relação com a sustentabilidade. Após a intervenção pedagógica, os dados avaliativos mostraram que 89,5% dos alunos afirmaram ter compreendido melhor os conceitos, destacando a clareza conceitual promovida pelas analogias e o aumento da motivação e do interesse pelas aulas. Observou-se também que a integração com a temática da sustentabilidade favoreceu a contextualização do conteúdo e ampliou a percepção dos alunos sobre a relevância da Química na vida cotidiana. Conclui-se que o uso de analogias sustentáveis, quando associado à mediação docente e à avaliação formativa, constitui uma ferramenta potente para promover aprendizagem significativa e conscientização socioambiental, devendo ser considerado como uma estratégia complementar ao ensino de Química. |
| Abstract: | This study aimed to analyze the applicability and effectiveness of using analogies, contextualized with sustainability, as a teaching strategy for reviewing chemical bonding concepts in high school. The methodology adopted was a mixed approach, both qualitative and quantitative, involving the application of diagnostic and evaluative questionnaires, as well as a practical activity in which students constructed their own analogies. The research involved 38 second-year high school students from the Eusébio de Queiroz State School of Professional Education, located in the municipality of Eusébio, in the state of Ceará, Brazil. Diagnostic data revealed that, although all students had at least basic familiarity with the topic, 53% demonstrated conceptual insecurity and difficulty understanding chemical bonding, and 58% had never reflected on its relationship with sustainability. After the pedagogical intervention, evaluative data showed that 89.5% of the students reported improved understanding of the concepts, highlighting the conceptual clarity promoted by the analogies and the increased motivation and interest in the lessons. It was also observed that integrating the theme of sustainability favored the contextualization of the content and expanded students perception of the relevance of Chemistry in everyday life. It is concluded that the use of sustainable analogies, when combined with teacher mediation and formative assessment, constitutes a powerful tool for promoting meaningful learning and socio-environmental awareness, and should be considered a complementary strategy to Chemistry teaching |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83028 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/3607107736836892 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/8529079648644309 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Autorizacao_termo_reporitorio_Aline-Freitas_Ass (2).pdf | autorização para o Repositorio da UFC | 318,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| 2025_tcc_amdasfreitas.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.