Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82994
Tipo: TCC
Título : Valência: aplicação de um jogo didático como ferramenta para o ensino de atomística
Título en inglés: Valence: aplication of a educational game as a tool for teaching atomistics
Autor : Brito, João Vitor Ribeiro de
Tutor: Andrade, Daniel Esdras de
Palabras clave en portugués brasileño: Ensino de Química;Jogos de cartas;Metodologias ativas
Palabras clave en inglés: Chemistry Teaching;Card games;Active methodologies
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Fecha de publicación : 2025
Citación : BRITO, João Vitor Ribeiro de. Valência: aplicação de um jogo didático como ferramenta para o ensino de atomística. 2025. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumen en portugués brasileño: O ensino de Química é especialmente desafiador, uma vez que envolve não somente as habilidades lógico-matemáticas, mas também a interpretação de fenômenos macroscópicos e submicroscópicos, visíveis e invisíveis à olho nu, respectivamente. Ademais, vale ressaltar que a metodologia tradicional pode ser outro fator complicador, uma vez que o aprendizado do estudante ocorre de maneira passiva. Diante do exposto, as metodologias ativas surgem como proposta complementar a esse método, levando em conta a participação ativa do aluno na construção de seu conhecimento. A fim de viabilizar o surgimento de um ambiente apoiado no aprendizado ativo, o jogo Valência foi desenvolvido como ferramenta de revisão e/ou reforço do conteúdo envolvendo cátions e ânions, buscando despertar maior interesse dos estudantes pela Química, assim como o acréscimo da interação social destes no ambiente de sala de aula. A aplicação do jogo Valência, após sua elaboração, ocorreu numa escola pública de Fortaleza/CE em duas turmas do 3° Ano do Ensino Médio, totalizando 33 alunos participantes da pesquisa. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários impressos, pré e pós-aplicação do jogo, e foram tratados utilizando a Análise de Conteúdo de Bardin. O questionário aplicado inicialmente demonstrou que apenas 9% dos estudantes conseguiram diferenciar corretamente cátion e ânion, enquanto no questionário final, realizado após a aplicação da metodologia, observou-se um aumento desse índice para 46%. Além disso, a análise do questionário final demonstrou que 97% dos alunos consideraram que o jogo proporcionou maior interação em sala de aula e 88% afirmaram que a mecânica foi divertida e dinâmica. Por fim, concluiu-se que o jogo Valência contribuiu de maneira efetiva na revisão e/ou reforço dos conceitos relacionados à atomística, no estímulo ao interesse pela Química, na criação de maior familiaridade dos alunos com o conteúdo, da mesma maneira que proporcionou a participação ativa e a afetividade, servindo de suporte e complemento ao ensino tradicional.
Abstract: Theteaching of Chemistry is particularly challenging, as it involves not only logical-mathematical skills but also the interpretation of macroscopic and submicroscopic phenomena, which are visible and invisible to the naked eye, respectively. Moreover, it is important to note that traditional methodology can be another complicating factor, as student learning often occurs in a passive manner. In light of this, active learning methodologies emerge as a complementary approach, emphasizing the student’s active participation in the construction of their own knowledge. To facilitate the creation of an environment supported by active learning, the game Valência was developed as a tool for reviewing and/or reinforcing content related to cations and anions, aiming to increase student interest in Chemistry as well as promote greater social interaction in the classroom. After its development, the Valência game was implemented in a public high school in Fortaleza, Ceará, in two classes of the last year of high school, totaling 33 participating students. Data were collected through printed questionnaires administered before and after the game session, and were analyzed using Bardin’s Content Analysis. The initial questionnaire showed that only 9% of students were able to correctly differentiate between cations and anions. However, in the final questionnaire, conducted after the implementation of the methodology, this figure rose to 46%. Furthermore, analysis of the final questionnaire revealed that 97% of students felt the game promoted greater classroom interaction, and 88% stated that the game’s mechanics were fun and dynamic. In conclusion, the Valência game effectively contributed to the review and/or reinforcement of concepts related to atomic structure, stimulated students’ interest in Chemistry, increased their familiarity with the content, and fostered active participation and emotional engagement. Thus, it served as both support and a complement to traditional teaching methods.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82994
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/3747521788665397
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/5760515107506923
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_tcc_jvrbrito.pdf5,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.