Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82941
Type: Dissertação
Title: Análise espacial, temporal e espaço-temporal da mortalidade por câncer de boca na região Nordeste do Brasil, 2012-2022
Authors: Siqueira, Jordania Chaves de
Advisor: Maciel, Jacques Antonio Cavalcante
Keywords in Brazilian Portuguese : Neoplasias bucais;Mortalidade;Análise espaço-temporal
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Issue Date: 2025
Citation: SIQUEIRA, Jordania Chaves de. Análise espacial, temporal e espaço-temporal da mortalidade por câncer de boca na região Nordeste do Brasil, 2012-2022. 2025. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2025.
Abstract in Brazilian Portuguese: O câncer de boca é uma das principais causas de óbitos por câncer no Brasil, especialmente nas regiões com menor acesso a serviços de saúde. A região Nordeste, marcada por desigualdades socioeconômicas e de infraestrutura, apresenta uma distribuição geográfica heterogênea nas taxas de mortalidade por esse tipo de câncer. A compreensão dos padrões espaciais e temporais da letalidade desta doença é essencial para a formulação de políticas públicas direcionadas à sua prevenção e tratamento. Este estudo teve como objetivo analisar a mortalidade por câncer de boca na região Nordeste do Brasil entre 2012 e 2022. Trata-se de um estudo ecológico no qual as fontes de dados foram as bases eletrônicas: Sistema de Informações sobre Mortalidade do Departamento de Informática em Saúde e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os dados coletados foram convertidos em coeficientes que permitissem estimar o risco de falecimento. O coeficiente de mortalidade é calculado com uma base populacional de 100 mil habitantes. Foi realizada a análise da autocorrelação espacial. A tendência temporal foi calculada utilizando o coeficiente de mortalidade anual como variável dependente e o período do estudo em anos como variável independente e em seguida, a análise espaço-temporal foi desenvolvida. O valor médio do coeficiente bruto de mortalidade por câncer de boca na região Nordeste foi de 25,7. Os maiores coeficientes foram identificados nos Estados da Paraíba e do Maranhão. O Índice Global de Moran foi 0,717 (p < 0,01), demonstrando forte autocorrelação espacial, na análise dos Indicadores Locais de Associação Espacial, foi observada a formação de aglomerados espaciais (p < 0,05) do tipo alto-alto no litoral leste do Nordeste enquanto os do tipo baixo-baixo estão na parte Norte e Central. Na análise temporal, a média da variação percentual anual apontou um aumento significativo nas taxas de mortalidade no período com algumas flutuações regionais. A análise espaço-temporal identificou 7 aglomerados espaciais, a maioria deles de áreas de alto risco relativo, sendo estes localizados nos Estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte e os de baixo risco localizados predominantemente no Maranhão, Bahia e Piauí. Isso destaca a persistência de desigualdades geográficas ao longo do tempo. A mortalidade por câncer de boca na região Nordeste do Brasil apresentou um padrão de crescimento nos últimos dez anos, com disparidades regionais marcantes. Os dados epidemiológicos revelam que a incidência da doença é significativamente mais alta na parte leste, onde o risco relativo de óbitos é substancialmente mais elevado em comparação com outras áreas da região.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82941
Author's ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8480-2809
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/3551142017765753
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2293-8433
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/1844543447929112
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGSF - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025_dis_jcsiqueira.pdf925,7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.