Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82913
Tipo: Dissertação
Título: Validação de aplicativo de apoio em saúde mental com estudantes de uma instituição de ensino superior
Autor(es): Lima, Gleisson Ferreira
Orientador: Vasconcelos, Maristela Inês Osawa
Palavras-chave em português: Saúde mental;Estudante universitário;Aplicativos móveis;Estudo de validação
Palavras-chave em inglês: Mental health;University student;Mobile applications;Validation study
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Data do documento: 2025
Citação: LIMA, Gleisson Ferreira. Validação de aplicativo de apoio em saúde mental com estudantes de uma instituição de ensino superior, 2025. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família. Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2025.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo validar o aplicativo Aconchego junto ao público-alvo, por meio da análise de usabilidade, conteúdo e aparência, além da investigação qualitativa das percepções dos usuários. Trata-se de estudo metodológico, com abordagem mista, desenvolvido entre janeiro e junho de 2025 no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral-Ceará, Brasil, aprovado pelo Comitê de Ética parecer n.º 5.186.296. A amostra quantitativa contou com 155 estudantes de enfermagem e educação física, selecionados por amostragem probabilística. A validação foi realizada por meio da System Usability Scale (SUS) e do questionário de avaliação de tecnologias. Os resultados revelaram elevado Índice de Validade de Conteúdo (IVC = 0,96 para ambos os instrumentos) e excelente confiabilidade interna, confirmada pelos valores de Alfa de Cronbach: 0,865 para a SUS e superiores a 0,86 em todas as dimensões do questionário (Objetivos, Organização, Estilo da Escrita, Aparência e Motivação). Na fase qualitativa, realizou-se grupo focal com 21 estudantes, analisado segundo a proposta de Flick, do qual emergiram seis categorias: sentimento de acolhimento, empoderamento emocional, valorização do autocuidado, reflexão sobre bem-estar, reconhecimento da rede de apoio e identificação de emoções. Os participantes destacaram a leveza, a privacidade e a autonomia proporcionadas pelo aplicativo, bem como sua contribuição para a reflexão sobre emoções cotidianas. Entre as limitações, surgiram apontamentos sobre dificuldades de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, necessidade de maior personalização dos conteúdos, ausência de linguagem inclusiva em algumas seções e falhas técnicas pontuais no carregamento de mídias. Além disso, os usuários ressaltaram que o aplicativo não substitui o suporte profissional, sendo mais eficaz como recurso complementar ao cuidado em saúde mental. Os resultados evidenciam que o aplicativo Aconchego apresenta alta usabilidade, clareza de propósito, estética adequada e capacidade de estimular reflexões relevantes. Os estudantes demonstraram satisfação com a experiência de uso e intenção de recomendá-lo. A integração entre os aspectos técnicos e subjetivos confirma sua efetividade como ferramenta complementar de cuidado psicológico no ambiente acadêmico. Conclui-se que o aplicativo foi validado com êxito junto ao público-alvo, apresentando excelente aceitação, confiabilidade estatística e relevância percebida. A pesquisa reforça o potencial das tecnologias digitais na promoção da saúde mental, desde que alinhadas às necessidades dos usuários e aprimoradas continuamente. Evidencia-se, ainda, a importância de ampliar o acesso a tais recursos no ensino superior como estratégia de promoção do bem-estar emocional e enfrentamento do sofrimento psíquico entre estudantes.
Abstract: This research aimed to validate the Aconchego application with the target audience through usability, content, and appearance analysis, as well as a qualitative investigation of users’ perceptions. It is a methodological study with a mixed-methods approach, conducted between January and June 2025 at the Health Sciences Center of the State University of Vale do Acaraú, in Sobral, Ceará, Brazil, and approved by the Ethics Committee no. 5.186.296). The quantitative sample included 155 nursing and physical education students, selected by probabilistic sampling. Validation was carried out using the System Usability Scale (SUS) and the technology evaluation questionnaire. The results revealed a high Content Validity Index (CVI = 0.96 for both instruments) and excellent internal reliability, confirmed by Cronbach’s alpha values: 0.865 for SUS and above 0.86 in all dimensions of the questionnaire (Objectives, Organization, Writing Style, Appearance, and Motivation). In the qualitative phase, a focus group with 21 students was conducted and analyzed according to Flick’s framework, from which six categories emerged: sense of support, emotional empowerment, valuing self-care, reflection on well-being, recognition of the support network, and identification of emotions. Participants highlighted the lightness, privacy, and autonomy provided by the application, as well as its contribution to reflecting on everyday emotions. Among the limitations, they pointed out accessibility challenges for people with visual impairments, the need for greater content personalization, the absence of inclusive language in some sections, and occasional technical issues in media loading. Furthermore, users emphasized that the application does not replace professional support, being more effective as a complementary resource for mental health care. The results show that the Aconchego application demonstrates high usability, clarity of purpose, appropriate aesthetics, and the ability to stimulate relevant reflections. Students expressed satisfaction with the user experience and the intention to recommend it. The integration of technical and subjective aspects confirms its effectiveness as a complementary psychological care tool in the academic environment. It is concluded that the application was successfully validated with the target audience, showing excellent acceptance, statistical reliability, and perceived relevance. The research reinforces the potential of digital technologies in promoting mental health, provided they are aligned with users’ needs and continuously improved. It also highlights the importance of expanding access to such resources in higher education as a strategy to promote emotional well-being and address psychological distress among students.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82913
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0002-5465-2675
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/1908383412940271
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-1937-8850
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5537817532828798
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGSF - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_dis_gflima.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.