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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82879| Tipo: | TCC |
| Título: | Elaboração de um guia de preceptoria para estágio em assistência farmacêutica na atenção primária de saúde (APS) |
| Autor(es): | Lira, Clara Beatriz Abreu |
| Orientador: | Monteiro, Mirian Parente |
| Coorientador: | Passos, Ana Cláudia de Brito |
| Palavras-chave em português: | Preceptoria;Assistência Farmacêutica;Guia |
| Palavras-chave em inglês: | Preceptorship;Pharmaceutical Services;Guideline |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA |
| Data do documento: | 2023 |
| Citação: | LIRA, Clara Beatriz Abreu. Elaboração de um guia de preceptoria para estágio em assistência farmacêutica na atenção primária de saúde (APS). 2023. 63 f. Monografia (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/82879. Acesso em: 03 out. 2025. |
| Resumo: | A Assistência Farmacêutica é uma atividade prioritária no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo a presença do farmacêutico indispensável para o seu desenvolvimento. É essencial que os estudantes de farmácia sejam inseridos precocemente em cenários de prática, para melhor exercer suas funções. O estágio é de extrema importância na formação do farmacêutico, proporcionando o desenvolvimento de habilidades. A orientação do preceptor é obrigatória durante o estágio, garantindo o direcionamento adequado, porém, existem desafios em seu exercício, incluindo a falta de preparo pedagógico, reconhecimento e incentivo, além de sobrecarga de trabalho. Nesse contexto, esse trabalho objetivou apresentar o processo de elaboração de um Guia de Preceptoria em Assistência Farmacêutica, para ser utilizado como material de apoio para preceptores. Trata-se de um estudo descritivo, voltado à elaboração de um guia, que contou com as etapas de diagnóstico situacional, que foi feito através da dinâmica “Que Bom”, “Que Pena” e “Que Tal?”, pesquisa bibliográfica, levantamento e seleção de (POPs), estruturação do guia, e por fim, revisão e correções. A partir do diagnóstico situacional, levantouse a proposta da criação de um guia. Para construção deste fez-se o levantamento de 87 POPs que pertenciam ao serviço que era campo dos estágios, selecionando 31 destes para compor o guia e utilizou-se o Guia de Preceptoria em Assistência Farmacêutica elaborado pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) e as Diretrizes Curriculares Nacionais em Farmácia de 2017 como referência para estruturação do guia. O guia foi composto por 57 páginas, abrangendo 31 atividades selecionadas dos POPs, que foram estruturadas considerando os três principais eixos da formação farmacêutica, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais para os cursos de farmácia. Dessas atividades, 11 são relacionadas ao cuidado em saúde, 2 a tecnologia e inovação em saúde, e 18 ao eixo de gestão em saúde. Assim, o guia é uma ferramenta que poderá contribuir para a qualidade da formação dos estudantes nos estágios em Assistência Farmacêutica, aprimorando a relação entre teoria e prática e fortalecendo o papel do preceptor como facilitador do aprendizado. |
| Abstract: | Pharmaceutical Assistance is a priority activity within the scope of the Unified Health System (SUS), and the presence of pharmacists is indispensable for its development. It is essential for pharmacy students to be early exposed to practical scenarios in order to better perform their functions. The internship is of utmost importance in the pharmacist's training, providing the development of skills. Preceptor guidance is mandatory during the internship, ensuring appropriate direction. However, there are challenges in its implementation, including a lack of pedagogical preparation, recognition, incentives, and workload overload. In this context, this work aimed to present the process of developing a Preceptorship Guide in Pharmaceutical Assistance to be used as a support material for preceptors. It is a descriptive study focused on the elaboration of a guide, which included the steps of situational diagnosis, conducted through the "What's Good," "What's a Shame," and "What's Possible" dynamic, literature review, survey and selection of Standard Operating Procedures (SOPs), guide structuring, and finally, review and corrections. Based on the situational diagnosis, the proposal for creating a guide was raised. To construct it, a survey of 87 SOPs belonging to the service that constituted the internship field was conducted, selecting 31 of them to compose the guide. The Preceptorship Guide in Pharmaceutical Assistance developed by the Regional Pharmacy Council of the State of Goiás (CRF-GO) and the National Curriculum Guidelines in Pharmacy of 2017 were used as references for the guide's structuring. The guide consisted of 57 pages, encompassing 31 selected activities from the SOPs, which were structured considering the three main axes of pharmaceutical education, in accordance with the national curriculum guidelines for pharmacy courses. Out of these activities, 11 are related to health care, 2 to health technology and innovation, and 18 to health management. Thus, the guide is a tool that can contribute to the quality of students' training in Pharmaceutical Assistance, improving the relationship between theory and practice and strengthening the preceptor's role as a facilitator of learning. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82879 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/4718278884551363 |
| ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-8061-6838 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/6072951820735063 |
| ORCID do Coorientador: | https://orcid.org/0000-0001-7837-5978 |
| Currículo Lattes do Coorientador: | http://lattes.cnpq.br/7862709345127977 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | FARMÁCIA - Monografia |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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