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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82858| Tipo: | TCC |
| Título: | Mapeamento da literatura cinza sobre a aplicação de gêneros e mecânicas em jogos híbridos comerciais |
| Autor(es): | Braga, Lucas Maurício |
| Orientador: | Jucá, Paulyne Matthews |
| Palavras-chave em português: | jogos híbridos;mecânicas de jogos;gêneros de jogos;BoardGameGeek |
| CNPq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO: METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | BRAGA, Lucas Maurício. Mapeamento da literatura cinza sobre a aplicação de gêneros e mecânicas em jogos híbridos comerciais. 2025. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Campus de Quixadá, Universidade Federal do Ceará, Quixadá, 2025. |
| Resumo: | O crescente interesse por jogos híbridos, que combinam elementos dos mundos analógicos e digitais, tem mostrado o potencial de transformar experiências lúdicas em diversas áreas, como entretenimento, educação e saúde. Entretanto, ainda são limitados os estudos que classificam suas mecânicas e gêneros, o que dificulta o desenvolvimento de novos títulos e inovações na área. Este trabalho propõe um mapeamento da literatura cinza sobre jogos híbridos comerciais, com foco na identificação de padrões de gêneros e mecânicas, visando apoiar a criação e adaptação desses jogos. A metodologia adotada envolve a análise de manuais e estatísticas de jogos híbridos comerciais selecionados a partir da plataforma BoardGameGeek, considerando critérios específicos como popularidade e disponibilidade comercial. O estudo busca identificar as tendências predominantes, as mecânicas mais comuns e a complexidade desses jogos, fornecendo um panorama para desenvolvedores e pesquisadores. |
| Abstract: | The growing interest in hybrid games, which combine elements from both analog and digital worlds, has demonstrated their potential to transform play experiences across various fields, such as entertainment, education, and healthcare. However, there is still a lack of studies that classify their mechanics and genres, which hinders the development of new titles and innovations in the area. This study proposes a mapping of the grey literature on commercial hybrid games, focusing on the identification of genre and mechanics patterns to support the creation and adaptation of such games. The methodology involves the analysis of manuals and statistics from commercial hybrid games selected from the BoardGameGeek platform, based on specific criteria such as popularity and commercial availability. The study aims to identify prevailing trends, common mechanics, and the complexity of these games, providing an overview for developers and researchers. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82858 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/2812695592756155 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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