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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82785| Type: | TCC |
| Title: | Ferramenta de extração de trajetórias de usuários do sistema de transporte em vídeos de monitoramento do tráfego usando técnicas de visão computacional |
| Title in English: | Tool for extracting transportation system user trajectories from traffic monitoring videos using computer vision techniques |
| Authors: | Sousa, Cornélio Albuquerque de |
| Advisor: | Castro Neto, Manoel Mendonça de |
| Keywords in Brazilian Portuguese : | Visão computacional;Rastreio;Trajetórias;Pedestres;Veículos |
| Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
| Issue Date: | 2023 |
| Citation: | SOUSA, Cornélio Albuquerque de. Ferramenta de extração de trajetórias de usuários do sistema de transporte em vídeos de monitoramento do tráfego usando técnicas de visão computacional. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Engenharia Civil) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | Os estudos do tráfego na escala microscópica focam nos movimentos individuais dos usuários do sistema de transporte. Como exemplos desse tipo de estudo, têm-se as modelagens comportamentais e as avaliações da segurança viária. Em vista disso, dados de trajetória de veículos e pedestres se mostram extremamente úteis para o desenvolvimento desses estudos, porém a sua aquisição é um desafio, frente à enorme quantidade de observações que necessitam ser coletadas a cada instante de tempo. No entanto, com o sucesso crescente do campo da Inteligência Artificial, em específico da Visão Computacional, surgiram novos e mais eficientes modelos e algoritmos capazes de automatizar a extração de trajetórias de objetos em vídeos. Isto posto, a presente monografia busca construir uma ferramenta de extração de trajetórias de usuários do sistema de transporte em vídeos de monitoramento do tráfego a partir do uso de modelos e algoritmos de visão computacional bem estabelecidos na literatura e disponibilizados gratuitamente. Os usuários aqui referidos são os pedestres, ciclistas, automóveis, caminhões e ônibus. A ferramenta construída foi baseada no modelo de detecção de objetos YOLOv7 (WANG et al., 2022) e no algoritmo de rastreio de objetos StrongSORT (DU et al., 2023). Após a validação da ferramenta em tarefas de contagem veicular classificatória, coleta dos instantes de entrada e de saída de veículos na faixa de pedestres, contagem de travessias de pedestres e coleta do atraso e do tempo de travessia dos pedestres, foram obtidos resultados promissores nas tarefas referentes à veículos, mas notou-se maior espaço para melhoria da ferramenta em vista dos resultados obtidos nas tarefas relacionadas às travessias de pedestres. |
| Abstract: | The traffic studies at the microscopic scale focus on the individual movements of transportation system users. Examples of such studies include behavioral modeling and road safety assessments. In this setting, trajectory data of vehicles and pedestrians are extremely useful for the development of these studies, but their acquisition poses a challenge due to the vast amount of observations that need to be collected at each moment in time. However, with the growing success of the field of Artificial Intelligence, specifically Computer Vision, new and more efficient models and algorithms have emerged capable of automating the extraction of object trajectories in videos. Given this context, this undergraduate thesis aims to construct a tool for extracting trajectories of transportation system users from traffic monitoring videos using well-established, open-source computer vision models and algorithms available in the literature. The users referred to here are pedestrians, cyclists, cars, trucks, and buses. The constructed tool was based on the YOLOv7 object detection model (WANG et al., 2022) and the StrongSORT object tracking algorithm (DU et al., 2023). After validating the tool in the tasks of classificatory vehicle counting, determination of the instants when vehicles enter and exit the pedestrian crosswalk, pedestrian crossing count and estimation of pedestrian delay and crossing time, promising outcomes emerged from the tasks related to vehicles, however, was acknowledged greater room for improvement in the tool's quality given the results obtained in the tasks related to pedestrian crossings. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82785 |
| Author's ORCID: | 0000-0002-1018-5657 |
| Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/2825840785654266 |
| Advisor's ORCID: | 0000-0002-6317-4863 |
| Advisor's Lattes: | https://lattes.cnpq.br/5179992260458803 |
| Access Rights: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
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