Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82715Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Nóbrega, Paula Pinheiro da | - |
| dc.contributor.author | Santos, Francisco Edvander Pires | - |
| dc.contributor.author | Fernandes, Joana D’Arc Páscoa Bezerra | - |
| dc.contributor.author | Câmara, Yls Rabelo | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-25T16:08:33Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-25T16:08:33Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | NÓBREGA, Paula Pinheiro da; SANTOS, Francisco Edvander Pires; FERNANDES, Joana D’Arc Páscoa Bezerra; CÂMARA, Yls Rabelo. E-learning como estratégia para o desenvolvimento de equipes em editora especializada. PAIDÉI@ - Revista Científica de Educação a Distância, Santos, v. 17, n. 33, p. 24-50, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.issn | 1982-6109 | - |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82715 | - |
| dc.description.abstract | This article introduces e-learning as a strategy for staff training. As a general objective, an e-learning model is proposed for a biographical publishing company, whose managers oversee editing print books, e-books and audiobooks. As specific objectives, e-learning is discussed under a distance education perspective to enterprises, skills and abilities required for publishing staff are also under discussion, as well as digital platforms to produce and manage content for e-learning are presented. The study is characterized as a field and exploratory research, based on the participatory research method. As a technique for collecting data, participant observation was adopted through a working group created and managed on WhatsApp to gather the staff of a publishing company. As results, the e-learning proposal is presented from the publisher’s organizational chart and also from seven digital platforms to produce and manage content for e-learning. In conclusion, the proposal of e-learning model can be applied successfully to other organizational environments, as long as there are updates on it, and also those seven digital platforms can be continuously incorporated into e-learning proposals. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | PAIDÉI@ - Revista Científica de Educação a Distância | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | E-learning como estratégia para o desenvolvimento de equipes em editora especializada | pt_BR |
| dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | Este artigo introduz o e-learning como estratégia para o desenvolvimento de equipes. Propõe-se, como objetivo geral, um modelo de e-learning para uma editora especializada em publicações biográficas nas formas de livro, e-book e audiolivro. Como objetivos específicos, discute-se o e-learning como estratégia de educação continuada a distância voltada para as organizações, definem-se as competências e habilidades necessárias para a formação de equipes em editora especializada na publicação de biografias, e se apresentam as plataformas digitais que podem ser utilizadas na produção e gestão de conteúdo para e-learning. Trata-se de uma pesquisa de campo e exploratória, baseada na aplicação das quatro fases da pesquisa participante. Como técnica para a coleta de dados, adota-se a observação participante em um grupo de trabalho criado e gerenciado no aplicativo WhatsApp, composto pelos integrantes da equipe da editora lócus da pesquisa. Nos resultados obtidos, apresenta-se a proposta de e-learning com base na intersetorialização definida no organograma da editora e são exploradas as plataformas digitais para a produção e gestão de conteúdo para e-learning. Conclui-se que o modelo de e-learning proposto neste artigo pode ser aplicado a outros ambientes organizacionais, com as devidas alterações, e que as plataformas digitais podem ser incorporadas nas propostas de e-learning. | pt_BR |
| dc.title.en | E-learning as a strategy for staff training at a publishing company | pt_BR |
| dc.identifier.doi | 10.5281/zenodo.17172206 | - |
| dc.subject.ptbr | E-learning | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Conteúdo programático | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Plataformas digitais | pt_BR |
| dc.subject.en | E-learning | pt_BR |
| dc.subject.en | Program content | pt_BR |
| dc.subject.en | Digital platforms | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO | pt_BR |
| local.author.orcid | https://orcid.org/0000-0002-8210-0296 | pt_BR |
| local.author.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9469-1775 | pt_BR |
| local.author.orcid | https://orcid.org/0000-0002-7144-0535 | pt_BR |
| local.author.orcid | https://orcid.org/0000-0002-2009-5022 | pt_BR |
| local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/7485497876734881 | pt_BR |
| local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/1867794550261960 | pt_BR |
| local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/8148522077216689 | pt_BR |
| local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/6496730755775148 | pt_BR |
| local.date.available | 2025-09-25 | - |
| Aparece nas coleções: | PPGCI - Artigos publicados em revistas científicas | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_art_ppnobrega_et_al.pdf | 763,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.