Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82715
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNóbrega, Paula Pinheiro da-
dc.contributor.authorSantos, Francisco Edvander Pires-
dc.contributor.authorFernandes, Joana D’Arc Páscoa Bezerra-
dc.contributor.authorCâmara, Yls Rabelo-
dc.date.accessioned2025-09-25T16:08:33Z-
dc.date.available2025-09-25T16:08:33Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationNÓBREGA, Paula Pinheiro da; SANTOS, Francisco Edvander Pires; FERNANDES, Joana D’Arc Páscoa Bezerra; CÂMARA, Yls Rabelo. E-learning como estratégia para o desenvolvimento de equipes em editora especializada. PAIDÉI@ - Revista Científica de Educação a Distância, Santos, v. 17, n. 33, p. 24-50, 2025.pt_BR
dc.identifier.issn1982-6109-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82715-
dc.description.abstractThis article introduces e-learning as a strategy for staff training. As a general objective, an e-learning model is proposed for a biographical publishing company, whose managers oversee editing print books, e-books and audiobooks. As specific objectives, e-learning is discussed under a distance education perspective to enterprises, skills and abilities required for publishing staff are also under discussion, as well as digital platforms to produce and manage content for e-learning are presented. The study is characterized as a field and exploratory research, based on the participatory research method. As a technique for collecting data, participant observation was adopted through a working group created and managed on WhatsApp to gather the staff of a publishing company. As results, the e-learning proposal is presented from the publisher’s organizational chart and also from seven digital platforms to produce and manage content for e-learning. In conclusion, the proposal of e-learning model can be applied successfully to other organizational environments, as long as there are updates on it, and also those seven digital platforms can be continuously incorporated into e-learning proposals.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPAIDÉI@ - Revista Científica de Educação a Distânciapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleE-learning como estratégia para o desenvolvimento de equipes em editora especializadapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo introduz o e-learning como estratégia para o desenvolvimento de equipes. Propõe-se, como objetivo geral, um modelo de e-learning para uma editora especializada em publicações biográficas nas formas de livro, e-book e audiolivro. Como objetivos específicos, discute-se o e-learning como estratégia de educação continuada a distância voltada para as organizações, definem-se as competências e habilidades necessárias para a formação de equipes em editora especializada na publicação de biografias, e se apresentam as plataformas digitais que podem ser utilizadas na produção e gestão de conteúdo para e-learning. Trata-se de uma pesquisa de campo e exploratória, baseada na aplicação das quatro fases da pesquisa participante. Como técnica para a coleta de dados, adota-se a observação participante em um grupo de trabalho criado e gerenciado no aplicativo WhatsApp, composto pelos integrantes da equipe da editora lócus da pesquisa. Nos resultados obtidos, apresenta-se a proposta de e-learning com base na intersetorialização definida no organograma da editora e são exploradas as plataformas digitais para a produção e gestão de conteúdo para e-learning. Conclui-se que o modelo de e-learning proposto neste artigo pode ser aplicado a outros ambientes organizacionais, com as devidas alterações, e que as plataformas digitais podem ser incorporadas nas propostas de e-learning.pt_BR
dc.title.enE-learning as a strategy for staff training at a publishing companypt_BR
dc.identifier.doi10.5281/zenodo.17172206-
dc.subject.ptbrE-learningpt_BR
dc.subject.ptbrConteúdo programáticopt_BR
dc.subject.ptbrPlataformas digitaispt_BR
dc.subject.enE-learningpt_BR
dc.subject.enProgram contentpt_BR
dc.subject.enDigital platformspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8210-0296pt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9469-1775pt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7144-0535pt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2009-5022pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/7485497876734881pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1867794550261960pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/8148522077216689pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6496730755775148pt_BR
local.date.available2025-09-25-
Aparece nas coleções:PPGCI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_art_ppnobrega_et_al.pdf763,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.