Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8270
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mendonça, Glacinésia Leal | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T15:09:34Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T15:09:34Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, Glacinésia Leal. Políticas Públicas de informação científica: o portal de periódicos da Capes na UFCA. 2014. 97f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8270 | - |
dc.description.abstract | This study involves the use of Portal de Periódicos da CAPES by the students of Federal University of Cariri, Campus de Juazeiro, State of Ceará, Brazil. Through exploratory and descriptive case study, the use of this tool is analyzed by student profile characteristics and the effects of actions of the global and local public information policies such as implementation, divulgation and user training. Indeed, the research reassures the portal as the main scientific database available for the Brazilian academic community, and, at local level, the unique institutional tool for scientific publications. Also it highlights that the majority of respondents indicated that they know about the existence of the portal, although this fact does not ensure and effective retrieval and use of information. As main reasons that encourage the use, this study shows the role of the professors, especially due to academic obligations. As limitations of use, this research indicates the student’s linguistic incompetence to deal with texts in other languages, and the lack of ability to perform appropriately on searching for information, caused mainly by the insufficient educational actions on users training. In spite of the lacking training situation, it found out that the library is the main provider of the existing training actions. Finally, the research concludes that there is a long way to put the academic community, especially students, in the current patrons of access of scientific information, a task that will demand more education actions of users provided by library in cooperation with the others segments of the university, such as professors. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Portal de Periódicos da Capes | pt_BR |
dc.subject | Academic libraries | pt_BR |
dc.subject | Politicas públicas de informação | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Cariri Acesso à Informação Avaliação de base de dados | pt_BR |
dc.subject | Educação em biblioteconomia | pt_BR |
dc.subject | Informação científica | pt_BR |
dc.title | Políticas Públicas de informação científica: o portal de periódicos da Capes na UFCA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A pesquisa trata do uso do Portal de Periódicos da CAPES pelos discentes da Universidade Federal do Cariri, Campus de Juazeiro do Norte. Por intermédio de pesquisa exploratório-descritiva, analisa-se a percepção dos pesquisados sobre o uso do portal de periódicos da Capes, retratado à luz do perfil do discente e efeito das ações, na forma de políticas públicas de informação, de implementação (divulgação) e instrução nos planos local e global, bem como as limitações apontadas pelos usuários do Portal. Com efeito, constata-se que o portal se configura como o principal meio de acesso à informação científica pela comunidade acadêmica brasileira, e ferramenta institucional para acesso a produções científicas na contextura local. Destaca que a maior parte dos pesquisados demonstram possuir conhecimento sobre a existência do portal, apesar desta condição não assegurar a recuperação e uso efetivo das informações contidas em suas bases de dados. Como principais motivos que impulsionam o uso, destaca-se o papel do docente, sobretudo em decorrência das obrigações acadêmicas. Como elementos limitativos, indica inabilidades dos discentes do trato informacional pela incompetência linguística em língua estrangeira e no procedimento apropriado para a busca por informação, agravados pela insuficiência de ações instrucionais de uso do Portal. Apesar de não atender a demanda, percebe que a biblioteca é o principal canal de acesso a treinamentos para o uso portal. Conclui que há um longo caminho para inserir a comunidade acadêmica, sobretudo discentes, no paradigma vigente de acesso à informação em ciência, tarefa que demanda ações de educação dos usuários, atribuída não apenas a biblioteca, mas aos outros segmentos da universidade, devendo eles trabalhar de forma cooperativa. | pt_BR |
dc.title.en | Public Policy of scientific information: the journal portal Capes in UFCA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_dis_glmendonca.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.