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Tipo: TCC
Título : Analisando o efeito de cargas de trabalho no ambiente virtual de aprendizagem Moodle com o JMeter na AWS
Autor : Silva, Lucas Martins da
Tutor: Coutinho, Emanuel Ferreira
Palabras clave en portugués brasileño: Moodle;avaliação de desempenho;computação em nuvem
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Fecha de publicación : 2025
Citación : SILVA, Lucas Martins da. Analisando o efeito de cargas de trabalho no ambiente virtual de aprendizagem Moodle com o JMeter na AWS. 2025. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Redes de Computadores) - Campus de Quixadá, Universidade Federal do Ceará, Quixadá, 2025.
Resumen en portugués brasileño: Logo após o surgimento da internet na década de 1990, começou o avanço de novas tecnologias para o benefício humano. Entre elas, surgiram os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), visando ensinar alunos por meio da internet. Contudo, esses ambientes demandam muitos recursos para apresentar resultados satisfatórios. Por isso, uma alternativa amplamente discutida foi o uso da computação em nuvem, devido à sua flexibilidade, gerenciamento de recursos e baixo custo. No entanto, apenas a computação em nuvem não resolve todas as questões relacionadas ao uso eficiente dos recursos e à manutenção do funcionamento adequado. Para isso, avaliações de desempenho são necessárias para determinar limites e permitir correções futuras. Neste contexto, este trabalho analisará os efeitos de cargas de trabalho no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, hospedado na plataforma de nuvem Amazon Web Services (AWS), utilizando a ferramenta Apache JMeter para testes de desempenho. O objetivo principal é avaliar a capacidade do Moodle emdiferentes cenários de carga, identificando gargalos e determinando a configuração ideal para suportar demandas variáveis. Foram criadas três instâncias (M7i-flex, M6a e M5n) no serviço EC2, que possuem propriedades alinhadas à proposta do trabalho, onde serão hospedados os servidores do Moodle. Em seguida, foram selecionados os testes necessários para avaliar o desempenho da aplicação, como testes de estresse, carga e fumaça, além do planejamento de cenários que simulam atividades como login, navegação e interação em fóruns. A carga de trabalho foi dividida em cinco testes (entre 150 e 3000 threads), executados pelo Apache JMeter, enquanto o desempenho foi monitorado pelo serviço CloudWatch, utilizando métricas como utilização de CPU, latência e taxa de erros. Os resultados revelaram que o servidor M7i-flex apresentou o melhor desempenho, suportando até 500 threads simultâneas sem falhas críticas. Cargas superiores a essa geraram gargalos de desempenho e até indisponibilidade temporária. Já os servidores M6a e M5n mostraram menor resiliência, com falhas frequentes e maior sensibilidade a sobrecargas. A latência aumentou proporcionalmente à carga, especialmente em testes acima de 1000 threads. O estudo demonstrou que a escolha da instância AWS impacta significativamente o desempenho do Moodle. Configurações adequadas podem melhorar a escalabilidade e a disponibilidade, essenciais para períodos de alta demanda acadêmica.
Abstract: Shortly after the emergence of the internet in the 1990s, advancements in new technologies for human benefit began. Among these, Virtual Learning Environments (VLEs) emerged, aiming to teach students through the internet. However, these environments require significant resources to deliver satisfactory results. For this reason, a widely discussed alternative has been the use of cloud computing due to its flexibility, resource management, and low cost. Nevertheless, cloud computing alone does not address all issues related to efficient resource usage and maintaining proper functionality. Therefore, performance evaluations are necessary to establish limits and enable future improvements. In this context, this study will analyze the effects of workload on the Moodle Virtual Learning Environment (VLE), hosted on the Amazon Web Services (AWS) cloud platform, using the Apache JMeter tool for performance testing. The main objective is to evaluate Moodle’s capacity under different load scenarios, identifying bottlenecks and determining the optimal configuration to handle variable demands. Three instances (M7i-flex, M6a, and M5n) were created on the EC2 service, with properties aligned with the study’s objectives, where the Moodle servers will be hosted. Next, the necessary performance tests were selected, including stress tests, load tests, and smoke tests, along with the planning of test scenarios simulating activities such as login, navigation, and forum interactions. The workload was divided into five tests (ranging from 150 to 3000 threads), executed by Apache JMeter, while performance was monitored using the CloudWatch service, with selected metrics such as CPU usage, latency, and error rates. The results revealed that the M7i-flex server performed the best, handling up to 500 simultaneous threads without critical failures. Higher loads led to performance bottlenecks and even temporary unavailability. Meanwhile, the M6a and M5n servers showed lower resilience, with frequent failures and greater sensitivity to overloads. Latency increased proportionally with the load, particularly in tests exceeding 1000 threads. The study demonstrated that the choice of AWSinstance significantly impacts Moodle’s performance. Proper configurations can improve scalability and availability, which are essential during periods of high academic demand.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82615
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/9359546788802277
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: REDES DE COMPUTADORES - QUIXADÁ - Monografias

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