Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82506
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorIkeda, Marcelo Gil-
dc.contributor.authorOliveira, Lais Fernandes-
dc.date.accessioned2025-09-12T21:48:35Z-
dc.date.available2025-09-12T21:48:35Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lais Fernandes. A estética do lixo no cinema marginal. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Cinema e Audiovisual) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82506-
dc.description.abstractThis work investigates the Aesthetics of Garbage in Marginal Cinema, exploring how this approach transforms the supposed precariousness, imposed on a marginalized and sometimes censored cinema, into a powerful tool of expression. The objective is to analyze this aesthetic and how it was used as a means of political and artistic protest in Marginal Cinema, elucidating its political strength and cultural impact. It seeks to demystify the notion that the Aesthetics of Garbage lacks purpose and intention, highlighting that it represents a conscious artistic choice. The research conducts a film analysis of two works by Rogério Sganzerla, A Mulher de Todos (1969) and Copacabana Mon Amour (1970), emphasizing the stylistic characteristics of the Aesthetics of Garbage and its characters. The results indicate that the Aesthetics of Garbage subverted traditional cinema norms, offering a new form of social criticism. It concludes that, in the context of Marginal Cinema, the Aesthetics of Garbage not only challenges conventions but also asserts itself as a powerful tool of cultural resistance, representing the strength of precariousness rather than merely romanticizing the need.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA estética do lixo no cinema marginalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho investiga a Estética do Lixo no Cinema Marginal, explorando como essa abordagem transforma a aparente precariedade, imposta a um cinema marginalizado e por vezes censurado, em uma poderosa ferramenta de expressão. O objetivo é analisar essa estética e como a mesma foi utilizada como meio de contestação política e artística no Cinema Marginal, elucidando sua força política e impacto cultural. Busca-se desmistificar a visão de que a Estética do Lixo carece de propósito e intencionalidade, evidenciando que ela representa uma escolha artística consciente. A pesquisa realiza uma análise fílmica de duas obras de Rogério Sganzerla, A Mulher de Todos (1969) e Copacabana Mon Amour (1970), destacando as características estilísticas da Estética do Lixo e seus personagens. Os resultados indicam que a Estética do Lixo subverteu as normas tradicionais do cinema, oferecendo uma nova forma de crítica social. Conclui-se que, no contexto do Cinema Marginal, a estética do lixo não apenas desafia as convenções, mas também se afirma como um potente instrumento de resistência cultural, representando a força da precariedade em vez de uma mera romantização da falta.pt_BR
dc.subject.ptbrEstética do lixopt_BR
dc.subject.ptbrCinema marginalpt_BR
dc.subject.ptbrRogério Sganzerlapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5499305914177233pt_BR
local.date.available2025-09-12-
Aparece nas coleções:CINEMA E AUDIOVISUAL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_lfoliveira.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.