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Tipo: Dissertação
Título : Equidecomposição no plano e no espaço: do teorema de Wallace-Bolyai-Gerwien ao paradoxo de Banach-Tarski: uma abordagem histórica, conceitual e didática
Título en inglés: Equidecomposition in the plane and in space: from the Wallace-Bolyai-Gerwien theorem to the Banach-Tarski paradox: a historical, conceptual, and didactic approach
Autor : Nascimento, Jhonatas Pereira do
Tutor: Silva, Jonatan Floriano da
Palabras clave en portugués brasileño: Equidecomposição;Área;Volume;Teorema de Wallace-Bolyai-Gerwien;Terceiro problema de Hilbert;Paradoxo de Banach-Tarski
Palabras clave en inglés: Equidecomposition;Area;Volume;Wallace-Bolyai-Gerwien theorem;Hilbert's third problem;Banach-Tarski paradox
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::OUTROS
Fecha de publicación : 2025
Citación : NASCIMENTO, Jhonatas Pereira do. Equidecomposição no plano e no espaço: do teorema de Wallace Bolyai Gerwien ao paradoxo de Banach Tarski uma abordagem histórica, conceitual e didática. 2025. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumen en portugués brasileño: Esta dissertação investiga a equidecomposição de figuras planas e espaciais e suas aplicações no ensino de geometria, analisando desde os fundamentos teóricos incluindo o Teorema de Wallace Bolyai Gerwien para polígonos e o Terceiro Problema de Hilbert para poliedros até o paradoxal resultado de Banach Tarski, que desafia noções intuitivas de volume, propondo ao final uma abordagem didática que utiliza recortes e rearranjos geométricos para tornar o aprendizado de áreas e volumes mais intuitivo e significativo. Mais do que um estudo técnico, esta pesquisa é um convite a repensar a geometria como um campo vivo, capaz de inspirar estudantes a enxergá-la além dos cálculos. Ao leitor, ofereço uma jornada que entrelaça beleza matemática, desafios conceituais e possibilidades educacionais – um mergulho que, espero, desperte o desejo de explorar cada página e descobrir como a equidecomposição pode transformar o modo como vemos e ensinamos o mundo ao nosso redor.
Abstract: This dissertation investigates the equidecomposition of plane and solid figures and its applications in geometry education, examining theoretical foundations - including the Wallace-Bolyai-Gerwien Theorem for polygons and Hilbert's Third Problem for polyhedra - through to the paradoxical Banach-Tarski result, which challenges intuitive notions of volume. The study culminates in proposing a didactic approach employing geometric dissections and rearrangements to make the learning of areas and volumes more intuitive and meaningful, demonstrating how advanced mathematical concepts can be adapted to enrich basic education through activities that stimulate visualization and spatial reasoning.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82419
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/1684886830547983
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/9138070947314282
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

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